Em março, publicamos uma matéria aqui no Olhar Digital mostrando alguns dos claros sinais de que a Sony estaria se preparando para deixar o país. Hoje, com a publicação dos resultados financeiros do ano fiscal que terminou em março deste ano, a empresa confirma a saída da América do Sul.

Se você entrar agora na loja online oficial da Sony no Brasil, apenas o modelo Xperia XZ2 Compact aparece para a compra. Os demais aparelhos estão “indisponíveis”. A Sony informa que isso é parte da estratégia da empresa para a região, e se trata de centralizar na Sony Store apenas os produtos à venda no país. Neste caso, apenas o Xperia XZ2 Compact.

publicidade

Em seu relatório, divulgado hoje (26), a divisão de smartphones da empresa apresentou um prejuízo quatro vezes maior em do que no período anterior. Foram 97,1 bilhões de ienes (aproximadamente R$ 3,4 bilhões), contra 27,6 bilhões de ienes (cerca de R$ 1 bilhão) do ano anterior:

Reprodução

publicidade

Para mudar essa realidade até 2020, a empresa pontuou algumas medidas no relatório e, entre elas, confirmou ter saído de algumas regiões, incluindo a América Latina:

              “Aceleramos nosso plano de cessar a produção em nossa fábrica de Pequim e saímos de várias regiões, como o Oriente Médio, a América Central e América do Sul.”

publicidade

A Sony Brasil ainda não emitiu nota sobre o fato da Sony Mobile Internacional ter confirmado a saída da região, mas considerando que o Brasil é parte da América do Sul, não há dúvidas de que a empresa já não atua mais por aqui, visto que nenhuma exceção é mencionada no documento.

Este artigo ainda está em desenvolvimento, mais informações serão adicionadas conforme apuramos a notícia junto à Sony Brasil.

publicidade