As câmeras compactas perderam muito espaço no mercado nos últimos anos graças aos smartphones. Mas nem por isso as fabricantes desistiram delas. A Sony anunciou nesta sexta-feira dois novos modelos do tipo, que são, na verdade, pequenas superzooms. A HX99 e a HX95 carregam sensores de 1/2,3 polegada e 18 megapixels, salvam fotos em formato RAW e têm zoom ótico de 30x.

A capacidade de aproximar as imagens não é a mais alta do mercado, já que há superzooms que passam dos 100x. Ainda assim, considerando o tamanho – elas medem apenas 58 x 102 x 35,5 milímetros –, as duas câmeras se tornam alternativas interessantes aos smartphones para quem precisa de um zoom assim, já que não nenhum celular hoje tem essa capacidade. Segundo a Sony, os modelos são os menores já lançados com uma lente de 700 mm.

publicidade

Fora essa altíssima capacidade de zoom, os dois modelos contam com viewfinder OLED, tela LCD móvel e o recurso Eye Autofocus, um sistema de autofoco que se “concentra” nos olhos da pessoa retratada – e é usado inclusive nas câmeras profissionais da linha Alpha da Sony. Ambos também vêm com um novo processador de imagem, o BIONZ X, também usado em aparelhos maiores. De diferente, a HX99 permite fazer mais ajustes no nível de exposição e tem tela sensível ao toque.

publicidade

Os dois modelos devem chegar à Europa em outubro, com a HX99 custando 520 euros (cerca de 2.420 reais na conversão direta) e a HX95 saindo por 500 euros (cerca de 2.386 reais). Ainda não há informações sobre o lançamento delas em outras regiões.