Conhecida por seus processadores de smartphones, a Qualcomm quer conquistar também os notebooks. A fabricante anunciou um novo chip voltado especificamente para computadores, e o Snapdragon 850 deve equipar futuros aparelhos com Windows.

Desde o ano passado, Qualcomm e Microsoft se juntaram para tornar notebooks com Windows 10 e processadores ARM realidade. A ideia é oferecer vantagens dos chipsets móveis também a notebooks: a capacidade de estar sempre conectado consumindo pouca bateria, por exemplo.

O Snapdragon 850 foi feito para atingir esse objetivo. Em vez de simplesmente usar um Snapdragon 845, por exemplo, que foi criado para smartphones, os notebooks vão rodar um processador pensado para computadores.

Ele é uma versão modificada do 845 que promete 30% de melhoria de desempenho, 20% mais autonomia de bateria e 20% mais velocidade de dados em relação ao Snapdragon 835, usado em alguns notebooks lançados nos últimos meses, de acordo com o site Engadget.

publicidade

Os primeiros notebooks com o Snapdragon 850 devem ser lançados no fim do ano. A Samsung é uma fabricante que já confirmou o desenvolvimento de um computador com o chip, e as fabricantes Asus, HP e Lenovo também devem trabalhar com o processador.