Proprietários de smartphones Android estão reclamando que o Skype atende automaticamente as chamadas recebidas. Essa falha compromete, e muito, a privacidade do usuário, já que permite que o aparelho seja utilizado como uma escuta de espionagem. Algo parecido ocorreu com o FaceTime, da Apple.

O Android Police relatou reclamações de usuários, desde janeiro, no forúm de perguntas da Microsoft. Surpreendentemente, o app do Skype para Android tem uma configuração chamada “Atender chamadas recebidas automaticamente”. A desenvolvedora o considera como um recurso de acessibilidade, além de permitir que pessoas verifiquem remotamente seus animais de estimação e suas casas, quando estão fora. 

publicidade

“O Skype, no meu telefone, atende automaticamente as chamadas após alguns segundos. Isso acontece mesmo quando meu telefone está no meu bolso”, escreveu o primeiro usuário a relatar o problema. Ele notou que estava usando um telefone Android com um smartwatch. Outros também mencionaram o pareamento com relógios inteligentes.

Um agente de suporte da Microsoft respondeu o usuário no dia em que a reclamação foi publicada e, desde então, disse que uma correção estaria a caminho. 

publicidade

Outro relato observou que, quando o smartwatch do usuário estava desligado ou quando o Bluetooth estava desativado, o aplicativo do Skype parava de atender automaticamente. No entanto, nem todos os que relataram o problema tinham um relógio inteligente emparelhado.  

A gigante do software atualizou o aplicativo Skype para Android no final de março. No entanto, um usuário reclamou do mesmo problema em uma análise no Google Play. Ela parece ter corrigido o problema em uma pré-visualização do Skype. Provavelmente haverá uma atualização na Play Store em breve.