O sinal de TV analógica será desligado em mais cidades do país a partir desta quarta-feira, 28. Segundo o Grupo de Implantação da TV Digital (Gired), os municípios alvos dessa nova fase ficam no interior dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, sul do Rio Grande do Sul e oeste do Paraná. O desligamento abre caminho para a utilização da faixa de 700 MHz para o 4G nesta regiões.

De acordo com a Anatel, o fim das transmissões analógicas nestas cidades deverá ocorrer em etapas. Nesta quarta-feira, 28, será desligado o sinal em municípios do oeste do Paraná e do sul do Rio Grande do Sul. Já no interior do Rio de Janeiro e no de São Paulo, o trabalho será feito gradualmente até o dia 12 de dezembro. Confira a lista com todos os municípios afetados.

Além da migração para a TV Digital, com melhor qualidade de som e imagem, o desligamento das transmissões analógicas também tem ajudado a levar o 4G ao interior do Brasil. Afinal, a faixa de 700 MHz anteriormente ocupada pela emissoras é mais vantajosa para as operadoras em cidades com menor densidade. A Anatel, inclusive, promete liberar a implantação dos serviços de telefonia após 30 dias de campanha de mitigação.

Por fim, beneficiários de programas sociais do Governo Federal têm direito a recebimento de um kit gratuito com antena e conversor. Para fazer isso, basta ligar para o número 147 ou agendar a retirada do pacote neste site. A expectativa é que sejam distribuídos um total de 28 mil kits no mês de novembro.