Quem já circulou por centros de comércio popular, certamente já viu e riu de algumas marcas “alternativas” que são cópias descaradas de outras renomadas. Quem nunca viu um tênis “Ardidas”, um fone da “SONYA” ou algo similar? Uma nova marca-clone chinesa, no entanto, se destacou pelo nível de audácia e criatividade: estamos falando da SHAASUIVG.

Lendo esse nome você pode achar que esse nome é só uma sopa de letrinhas sem sentido, sem uma associação direta com uma marca real. Mas é só quando olhamos o logo da empresa que percebemos o nível de picaretagem envolvido na marca Shaasuivg.

publicidade

Sim, aquele é o logo da Samsung. Graças a uma série de pequenos ajustes na fonte, a Shaasuivg conseguiu transformar o seu nome no logo de uma das maiores empresas de tecnologia do planeta.

publicidade

A Shaasuivg é uma dessas marcas que aparecem do nada na China. A empresa passou a anunciar um televisor 4K de 55 polegadas no site Pinduoduo, uma das plataformas de e-commerce mais populares do país pelo precinho equivalente a cerca de R$ 210, o que é uma pista bastante clara sobre a qualidade do produto para quem não conseguiu identificar a diferença nos logotipos.