Na última segunda-feira, 18, o atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, se reuniu com Victoria Grant, vice-presidente de políticas públicas do WhatsApp, para falar sobre o acesso a informações do aplicativo para auxiliar em investigações. Na ocasição, Victoria também ressaltou as medidas que a empresa está tomando para colaborar com a justiça no Brasil.

Entre as medias citadas, a vice-presidente falou sobre o esforço da companhia em se comunicar em português para responder aos pedidos das autoridades com maior rapidez e com dados precisos para colaborar com o que for solicitado. Além do WhatsApp, membros da pasta também se reuniram com representantes do Facebook Brasil.

A real natureza dessa reunião ainda é uma incógnita. Porém, o WhatsApp já foi bloqueado pela justiça brasileira em algumas ocasiões devido ao não cumprimento de solicitação das autoridades para quebra de sigilo. Na época, a empresa afirmou que não havia a possibilidade de entregar as mensagens privadas de seus usuários, devido à criptografia de ponta-a-ponta.

Há algumas semanas, o ministro Moro apresentou o anteprojeto de Lei Anticrime, e a discussão sobre o tema voltou a acontecer. No texto, o ministro pede uma mudança na Lei de Interceptação Telefônica. A ideia é que, durante investigações criminais, possa se fazer o monitoramento em tempo real de conversas em plataformas de Internet e aplicativos de mensagens over-the-top (OTT) como o WhatsApp. Ao que tudo indica, este pode ter sido o motivo desta “visita”.

publicidade

Fonte: Folha de São Paulo