Você provavelmente sabe que megapixels não são o único fator que determinam a qualidade de uma câmera, mas eles são, sim, importantes para algumas aplicações específicas. O exemplo máximo é um novo sensor da Canon que, com 120 megapixels, traz para a realidade o efeito “enhance” de Hollywood, que ficou eternizado em séries de investigação policial como CSI.

Se você nunca assistiu à série, trata-se de um efeito basicamente mágico. Ele consiste em pegar um vídeo e aplicar um zoom digital a uma área específica sem qualquer perda de qualidade, o que permite identificar um rosto de uma pessoa suspeita no canto da tela, por exemplo. O sensor CMOS 120MXS da Canon, no entanto, se aproxima bastante desse feito.

publicidade

Os vídeos divulgados pela empresa foram gravados em uma resolução de 13.280×9.184, o que permite armazenar imagens com uma grande riqueza de detalhes, de forma que as perdas não são tão grandes quando o zoom digital é aplicado ao vídeo. Pelo fato de a imagem ser tão enorme, só foi possível gravar o vídeo em uma taxa de 10 quadros por segundo.

publicidade

Segundo a Canon, o vídeo foi exportado em um formato de 90 megabytes por segundo, o que significa cerca de 9 megabytes por cada quadro, o que, indica que a imagem também passou por uma compressão pesada, considerando que o chip captura 60 vezes mais detalhes do que um sensor 1080p padrão, como aponta o site Engadget.

Uma aplicação demonstrada pela Canon envolve um estádio de futebol, no qual com apenas uma câmera é possível aproximar e observar em detalhes o rosto de cada um dos torcedores na arquibancada, o que poderia ser misturado com uma tecnologia de reconhecimento facial, com implicações como aumento de segurança e vigilância, ao mesmo tempo em que causaria uma perda grande de privacidade.