Para responder a uma série de vazamentos nos últimos dias, o Google resolveu “vazar” oficialmente uma imagem do seu novo smartphone top de linha: o Pixel 4, cujo lançamento está programado para outubro. O anúncio foi feito por meio do Twitter oficial da divisão de hardware da empresa, conforme você pode ver abaixo e traz a frase: “Bem já que há algum interesse, aqui vai! Espere até ver o que você pode fazer”:

publicidade

A imagem oficial mostra um módulo de câmeras traseiro quadrado, com três sensores, sendo um deles com maiores dimensões. Além disso, há uma espécie de botão de energia, nas cores branco ou cinza e o já tradicional G que representa o Google. 

O que nós sabemos sobre o Pixel 4

publicidade

A partir dos vazamentos anteriores, nota-se que o novo top de linha do Google um novo rumo quanto falamos de design. Ainda que em termos de tamanho, os dois prováveis aparelhos da linha – o Pixel 4 e o Pixel 4 XL – sejam semelhantes aos seus antecessores, há chances de que o “irmão maior” da família, o XL, não traga o entalhe na tela. Com isso, esperamos uma tela melhor aproveitada, com reconhecimento facial e, talvez, sensor superssônico. 

Além disso, o Google já confirmou que a próxima geração do Assistente também aporta no Pixel 4. Segundo o que foi exibido no I/ 2019, ele oferecerá respostas muito mais rápidas a comandos de voz e perguntas. É possível também vermos no novo aparelho, a mais recente tecnologia do Google que usa espectro de frequência de rádio (radares) para reconhecimento de movimento, denominada Project Soli.

publicidade

Mas o que é o Project Soli? Bem, este projeto consiste no uso de radares capazes de reconhecer a aproximação dos dedos e os movimentos das mãos em relação a um objeto e, em seguida, interpretá-los de forma a criar comandos sem tocar fisicamente a tela ou qualquer outra superfície deste objeto. Essa é uma tecnologia muito precisa e poderia abrir portas para uma série de interações com smartphones e mesmo outros produtos inteligentes, otimizando o que conhecemos como Internet das Coisas (IoT).

Se os novos Pixel irão integrar tais tecnologias, ainda é difícil ter certeza, mas com as informações que chegam da indústria e da decodificação da nova versão do Android por sites como o XDA Developers e 9to5Google, as chances de vermos tudo isso que relatamos aqui neste artigo são grandes. De acordo com a recente análise do código do Android Q, os indícios de que o Project Soli chegará aos smartphones são sólidos (perdoem o trocadilho).

publicidade

De qualquer forma, o Google resolveu assumir o controle da sua história com esse “vazamento oficial” do Pixel 4. Afinal de contas, nos últimos anos, os modelos da linha Pixel tiveram diversos vazamentos  bem antes de serem apresentados ao público. No caso do Pixel 3, bem antes do seu lançamento, já havia testes de câmera, análises em vídeo do aparelho e, claro, um monte de imagens.