Senadores americanos pediram explicações à Apple e ao Google sobre privacidade nesta segunda-feira, 9. Após o recente escândalo envolvendo o acesso de terceiros a e-mails, os parlamentares enviaram cartas com questionamentos às desenvolvedoras dos dois maiores sistemas operacionais móveis do mercado: o Android e o iOS. As perguntas envolvem ainda as políticas de acesso a informações por aplicativo.

De acordo com a publicação da Bloomberg, as cartas foram encaminhadas às gigantes da tecnologia por quatro senadores republicanos. No documento enviado à Alphabet, que controla o Google, os políticos questionaram ao CEO Larry Page sobre o acesso de terceiros aos conteúdos de mensagens do Gmail. Os parlamentares querem mais detalhes sobre as medidas anunciadas pela empresa para resolver este problema.

publicidade

Já na carta encaminhada ao CEO da Apple, Tim Cook, os senadores focaram nas recentes promessas feitas pela empresa a respeito da privacidade dos usuários de iPhone. No documento, há perguntas sobre o acesso de desenvolvedores a informações pessoais através da App Store. Além disso, os senadores também querem ter mais detalhes sobre como os dados são tratados no celular.

As duas cartas perguntam ainda se os smartphones podem coletar áudio do usuário quando a pessoa não está falando diretamente para o aparelho. Além disso, os senadores também querem saber se essas captações seriam compartilhadas com terceiros. Por fim, os parlamentares questionam se os celulares coletam a localização do usuário mesmo quando o GPS e serviços relacionados estão desabilitados.

publicidade

Procurados pela Bloomberg, um representante do Google disse que a empresa está “ansiosa para responder às perguntas da comissão”. Já a Apple não respondeu à publicação. Nos últimos meses, as pressões sobre as gigantes de tecnologia cresceram em todo mundo após sucessivos escândalos de privacidade, como o envolvendo a Cambridge Analytica e o Facebook, além do mais recente relacionado ao Gmail.