Tudo indica que os planos do Skype de embarcar no sucesso dos clones do Snapchat não deram muito certo. A atualização 8.29 do aplicativo para Android e iPhone (iOS) de mensagens removeu a função “Destaques”, que mostrava fotos e vídeos de usuários por sete dias. A nova versão promete ainda uma navegação mais simplificada e um visual mais familiar com a versão clássica do programa.

Lançado há cerca de um ano, o Skype Destaques (Highlights) era uma tentativa da Microsoft de modernizar o app e replicar o sucesso do formato “Histórias” do Instagram e Snapchat. Entretanto, segundo publicação no blog da empresa, o recurso “não ressoou com a maioria dos usuários” e os desenvolvedores optaram por simplificar a experiência do app. Quem tiver conteúdo publicado na ferramenta poderá recuperá-lo até o dia 30.

Além da remoção dos Destaques, a nova versão do Skype também remodelou a barra de navegação dos aplicativos para celulares. A partir de agora, o espaço conta apenas com atalhos para ligações, mensagens e contatos, removendo os ícones menos utilizados pelos usuários. Já a versão para computadores ganhou um design mais familiar para quem está acostumado com o aplicativo clássico e um esquema de cores com menos degradês que os mais recentes.

Por fim, o Skype disse ainda que abriu um fórum para que usuários votem nos recursos que gostariam de ver priorizados pela empresa. Nos últimos anos, o aplicativo da Microsoft viu sua relevância cair com a chegada de outros programas com suporte a chamadas via internet, como o WhatsApp e o Facebook Messenger. Além disso, as recentes mudanças de design e funções não agradaram boa parte dos usuários.