Os HDs foram “empurrados” para segundo plano com a disseminação dos SSDs, mas a Seagate anunciou uma tecnologia que pode deixar os discos rígidos mais atrativos. Batizada de Multi Actuator, a ideia pode fazer com que esse tipo de armazenamento atinja o dobro da velocidade atual. A novidade tende a ser bastante útil para discos com capacidades maiores, que demoravam muito para fazer a gravação.

Além dos pratos de armazenamento, os HDs são formados por braços mecânicos com um cabeçote responsável por fazer a gravação e leitura dos dados no HD. Independentemente do número de unidades gravando informações, todos as pontas se movem na mesma direção. Já com o Multi Actuator, a ideia é criar dois conjuntos de braços que funcionem separadamente.

publicidade

Com a nova tecnologia, será possível que o HD faça duas tarefas ao mesmo tempo. Por exemplo, um braço poderá ser usado para fazer a gravação no HD enquanto o outro faz leituras de dados. Em outros momentos, será possível usar ambos para a leitura ou para a escrita de informações, aumentando a velocidade total da ação.

ReproduçãoEsta não é a primeira vez que a empresa aposta em uma solução similar, mas as demais eram economicamente inviáveis graças a componentes caros, conforme publicou o site Tom’s Hardware. No entanto, é provável que a empresa tenha encontrado formas de baratear os custos desses dispositivos ou diferentes soluções.

publicidade

Por enquanto, a Seagate revelou poucos detalhes sobre o consumo de energia, desempenho e lançamento dos novos HDs com Multi Actuator. No entanto, a empresa afirma que estes serão lançados em um futuro próximo. Embora não atingirão a velocidade dos discos sólidos, esses HDs deverão se destacar pelas grandes capacidades de armazenamento, especialmente úteis para servidores e soluções corporativas, quesito nos qual os SSDs atuais ficam devendo.