Junto com o Galaxy S8, a Samsung anunciou o DeX Station: uma base com conector para smartphones que transforma o celular em um computador. Agora a empresa vai dobrar a aposta na tecnologia com uma versão do Linux para smartphones Galaxy.

Com o DeX Station, o usuário consegue usar o Galaxy S8 como um computador. A base tem porta USB para conexão de teclado e mouse, além de conector HDMI para ligar em um monitor ou TV. A ideia é simples: seu smartphone também é seu computador, e o que você faz na rua pode ser concluído em casa sem dificuldade.

Mas o Android é um problema para a ideia vingar. O sistema operacional móvel do Google não foi pensado para uso com teclado e mouse, e seus apps não são sempre a altura de versões de desktop. Para solucionar isso, a Samsung vai oferecer o Linux on Galaxy, um app que coloca o Linux completo no smartphone.

O Linux on Galaxy usa o mesmo kernel do Android para manter o desempenho, com a grande vantagem de ter apps preparados para uso em tela grande com teclado e mouse.

publicidade

Ainda vai demorar um pouco para o Linux on Galaxy ser lançado. A Samsung abriu inscrições para interessados em saber quando ele vai ser liberado, mas ainda não há previsão de quando isso deve acontecer.