Em um evento realizado nesta quinta-feira, 9, e transmitido pela internet, a Samsung finalmente oficializou o Galaxy Note 9, seu novo smartphone top de linha. O aparelho vem com “tela infinita” de 6,4 polegadas e a tradicional caneta S Pen.

Outro destaque do aparelho é sua ficha técnica, como um processador octa-core de 10 nanômetros (modelo não divulgado) com direito a sistema de refrigeração. Em termos de memória interna, usuários poderão escolher modelos com até 8 GB de RAM e 512 GB de armazenamento com suporte cartão microSD de até 500 GB.

A bateria é outro ponto de destaque. Dois anos depois que uma bateria grande demais fez unidades do Galaxy Note 7 explodirem, o Note 9 vem com uma ainda maior que a dos antecessores, de 4.000 mAh, que, a Samsung promete, dura o dia todo e não vai explodir.

Outro grande destaque do aparelho é a caneta S Pen, que, neste ano, faz muito mais do que apenas escrever e desenhar na tela do smartphone ou realizar alguns gestos. A stylus agora possui conexão Bluetooth e pode ser usada para controlar vídeos no YouTube e tirar fotos à distância.

publicidade

Por conta disso, a S Pen também possui bateria agora. Segundo a Samsung, basta colocar a caneta dentro do Note 9 para recarregá-la em uma questão de minutos. A empresa abriu uma plataforma para que mais desenvolvedores possam criar novas formas de usar a stylus em outros aplicativos.

A Samsung também apresentou um novo formato do Dex, dispositivo que permite usar o celular como computador. Com o Note 9, o Dex é um pequeno dispositivo que conecta a saída USB-C do smartphone ao cabo HDMI de um monitor. A partir daí, a tela exibe uma versão desktop do Android com direito a janelas redimensionáveis e com suporte a mouse e teclado.

O Galaxy Note 9 ainda possui duas câmeras traseiras, desta vez posicionadas logo acima do leitor de impressões digitais. Cada câmera tem 12 MP e, como o conjunto do Galaxy S9+, são capazes de ajustar a abertura do diafragma automaticamente: f/1.5 ou f/2.4.

A câmera secundária é uma teleobjetiva que permite o uso do recurso Foco Dinâmico, borrando o plano de fundo e destacando o primeiro plano. Além disso, ambas têm estabilização óptica e recursos de reconhecimento de imagem. Já a câmera frontal tem 8 MP de resolução e lente de ângulo aberto.

Para completar, o Galaxy Note 9 possui conexão USB-C, saída de som estéreo e entrada de 3,5 milímetros para fones de ouvido. O Note 9 começa a ser vendido nos Estados Unidos em 24 de agosto. O site TechCrunch apurou que ele custará US$ 1.250 na versão com 512 GB.

Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.