Os botões de navegação do Android têm mudado bastante nos últimos anos, com as fabricantes procurando alternativas que proporcionem mais espaço livre de tela para o conteúdo. A Samsung, por exemplo, permite que eles sumam temporariamente da tela justamente para abrir mais espaço, e agora a empresa criou uma solução alternativa para ativar as funções da barra sem que ela precise estar ativa.

Encontrada na versão experimental do Android 9 Pie  Galaxy A7 de 2018, o recurso em questão é chamado de “swipe up action”, ou “Ação ao arrastar para cima”. Na prática, isso significa que, mesmo que os botões “Voltar, Home e Recentes” não estejam na tela, basta deslizar o dedo de baixo para cima na área em que eles deveriam estar para que sua função seja ativada. 

publicidade

 

Reprodução

publicidade

A captura de tela mostra que você pode escolher entre exibir e esconder automaticamente a barra de navegação (modo normal) ou usar os gestos para acionar uma função do menu diretamente.

Opcionalmente, é possível ativar o Gesture hints ou, Dicas de gestos, que funciona como um pequeno tutorial que mostra as áreas nas quais você pode usar os gestos. É uma solução mais simples e eficiente do que ocultar e mostrar a barra de navegação, como já funciona atualmente nos celulares da Samsung. 

publicidade