Com o vazamento do firmware do Android 9 Pie para o Galaxy Note 9, descobrimos que a Samsung pode trazer um recurso de 2015 para a linha de smartphones Premium. O armazenamento adaptável chegou com o Android Marshmallow e, caso os rumores se confirmem, a adição desta função aos Galaxy poderia causar mais danos do que benefícios aos usuários. Entenda.

No Android Pie para o Galaxy Note 9 Pie foi encontrada a opção de formatar o cartão microSD e usá-lo para estender o armazenamento do aparelho, por isso o nome “armazenamento adaptável”. Isso significa que, se o seu modelo possui apenas 64GB de armazenamento interno, usando um cartão microSD de 128GB, o seu aparelho contaria com uma memória interna completa de 192GB.

publicidade

Com isso, você poderia armazenar todos os seus aplicativos, por exemplo, só na memória interna, o que teoricamente ofereceria uma performance melhor ao aparelho.

A Samsung optou por excluir este recurso em seus dispositivos topo de linha, alegando que o armazenamento adaptável é, na maioria das vezes, apenas benéfico para os celulares de baixo custo. O que é uma grande verdade, pois a memória interna destes aparelhos é usada em sua maioria para uso do sistema operacional.

publicidade

Além disso, os cartões microSD não são tão rápidos como a memória interna de um smartphone. Desta forma, os usuários precisariam escolher cartões de memória específicos, levando em consideração a taxa de transferência de escrita.

Contudo, o maior problema é que se o cartão microSD formatado como armazenamento interno for removido de forma incorreta ou estragar, vários aplicativos irão parar de funcionar, pois não seria possível mais acessar os seus dados.

Se a Samsung optar por oferecer este recurso na linha Galaxy S8, S9, Note 8 e Note 9, também terá que informar os usuários sobre os riscos de uso do armazenamento adaptável.

publicidade

A versão beta do Android 9 Pie para os Galaxy S9, Galaxy S9 Plus e Galaxy Note 9 deve ser liberada no fim deste mês, quando saberemos com certeza se a Samsung pretende, realmente, trazer este recurso aos seus aparelhos.

O que você acha da linha Galaxy S9 contar com o armazenamento adaptável como um novo recurso do sistema?

publicidade

Fonte: XDA Developers