A Samsung anunciou nesta última quinta-feira que vai estender sua parceria com a Arm no desenvolvimento de processadores – e que planeja lançar, já no meio de 2019, um chip com processo de fabricação de 5 nanômetros. A ideia da empresa é também começar a usar, ainda no segundo semestre deste ano, a tecnologia de 7 nm na produção das CPUs A76 da Arm, anunciadas no começo de junho.

Ainda não há uma estimativa de como a mudança para os 5 nm deve afetar a performance dos processadores. Mas, para se ter uma ideia, a transição dos 10 nm atuais, usados no Galaxy S9, para os 7 pretendidos para este ano deve garantir um aumento de 25% no desempenho dos chips, como explicado pela própria Arm no anúncio do A76. A expectativa, inclusive, é de que os próximos Exynos da Samsung feitos usando a tecnologia passem dos 3 GHz de frequência.

publicidade

O anúncio da Samsung é mais uma notícia ruim para a Intel. A empresa norte-americana deixou vazar alguns modelos e detalhes sobre sua nona geração de processadores, e mostrou que eles devem seguir com o processo de fabricação de 14 nm pelo menos até o ano que vem. A tecnologia vem sendo usada pela companhia desde 2016.

A marca é a idealizadora do modelo Tick-Tock, que consistia em reduzir a tecnologia de fabricação antes de lançar uma nova microarquietura. A Intel até chegou a lançar um chip de 10 nm, o i3-8121U para notebooks, mas ainda não consegue produzi-lo em massa.