Se você ainda tinha dúvidas de que o lançamento do Galaxy Note 9 da Samsung está próximo, pode deixá-las de lado. A Anatel homologou o modelo nesta semana, autorizando sua venda em território nacional – sinal de que o aparelho, sucessor do Note 8 acima, deve mesmo ser anunciado em agosto. O certificado foi publicado por Everton Favretto, que mantém o Plantão Anatel no Twitter.

O documento não traz muitas informações sobre as especificações do modelo, mas mostra que ele será compatível com as bandas de 4G e que deverá vir com processador Snapdragon no lugar de um Exynos – ao contrário do que acontecia até o Galaxy S8. Como notou o Tecnoblog, a identificação do aparelho também não traz a inscrição DS, que costuma indicar que o smartphone é dual-SIM. Ou seja, podemos ter um topo de linha da Samsung sem suporte a dois chips de operadora.

A Anatel também homologou outro dispositivo da Samsung nesta semana, identificado apenas como EJ-PN960, possivelmente a caneta S Pen. O certificado de homologação confirma que ela realmente terá suporte a Bluetooth, que tornará possível usá-la mesmo longe do aparelho.

O Samsung Galaxy Note 9 ainda não tem data de lançamento confirmada, mas vazamentos anteriores revelaram que ele deve vir com entrada de fone de ouvido, processador Exynos 9810 (ou Snapdragon 845 em alguns países), 6 e 8 GB de memória RAM, tela de 6,4 polegadas e opções de armazenamento que chegam aos 512 GB. A expectativa é que a marca sul-coreana o anuncie em um evento marcado para o começo de agosto.