A Samsung confirmou, na última terça-feira, 5, que seu há muito prometido smartphone 5G será lançado no primeiro trimestre de 2019, em parceria com a operadora norte-americana Verizon. Menos de 24 horas depois, outra operadora confirmou o segundo celular 5G da Samsung para 2019.

Desta vez foi a também norte-americana AT&T quem confirmou (via The Verge) que vai lançar, juntamente com a Samsung, um smartphone com suporte à internet móvel de quinta geração no próximo ano. Este segundo lançamento está previsto para o segundo semestre de 2019, e promete ser melhor que o primeiro.

A diferença é que o primeiro celular 5G da Samsung com a Verizon será capaz de se conectar apenas às redes mmWave das operadoras. Estas redes (que ainda não foram lançadas oficialmente) prometem velocidades de até 1 gigabit por segundo e baixíssima latência, mas terão pouca cobertura e dificuldade para penetrar edifícios.

O segundo celular 5G da Samsung em 2019, porém, terá suporte não só às redes mmWave, mas também às redes sub-6Ghz, que usam a infraestrutura atual de internet LTE e, embora sejam mais lentas, oferecem coberturas muito maiores e estáveis porque já existem há mais tempo.

publicidade

Sendo assim, a Samsung tem dois smartphones 5G confirmados para 2019. Um deles deve ser o Galaxy S10, que é esperado para fevereiro. O outro tem tudo para ser o Galaxy Note 10 – a linha Note costuma receber upgrades anuais sempre no segundo semestre -, mas também pode ser o aguardado celular dobrável da coreana.

A corrida do 5G mundo afora

AT&T e Verizon estão numa corrida pela liderança do 5G nos Estados Unidos. A segunda já começou a experimentar a internet de quinta geração em algumas cidades usando especificações primárias, enquanto a outra promete lançar conexões 5G com o padrão oficial definido pelo 3GPP até o final do ano em 12 cidades.

Mundo afora, a tecnologia também avança. No Reino Unido, já existem operadoras fazendo testes com o 5G. A Coreia do Sul também já estreou sua primeira rede comercial de quinta geração, mas que, por enquanto, não se conecta a smartphones. E a China já está pensando até no 6G.

No Brasil, porém, a tecnologia ainda deve demorar um pouco. A Agência Nacional de Telecomunicações está em fase de consulta pública, estudando quais faixas do espectro poderão ser concedidas ao 5G, e prevê que a nova geração da internet móvel só chegue aos usuários a partir de 2020.