Dando sequência ao lançamento da máquina de lavar conectada da semana passada, a Samsung anunciou sua nova linha de TVs LED 4K também foco em conectividade. Os modelos NU7400 e NU8000 (foto acima) são compatíveis com o app SmartThings e com o assistente pessoal Bixby, ambos da Samsung, e é possível usá-los para controlar lâmpadas, ares-condicionados e lavadoras compatíveis instaladas em uma mesma rede. Ambos chegam ao mercado brasileiro em agosto, juntamente com dois outros televisores 4K mais “básicos”, o NU7100 e o NU7300.

Dos dois principais, o modelo NU8000 é o maior e mais avançado, com versões de 75 e 82 polegadas e preços indo de 17 mil a 26 mil reais. Ele tem como maior diferencial o suporte ao HDR1000, que garante um contraste melhor nas imagens graças a um brilho máximo de 1.000 nits. A TV também vem com um controle remoto único, com o qual é possível controlar outros dispositivos compatíveis e também comandos de voz.

publicidade

Modelo NU8000 conta com controle único, que pode ser usado para enviar comandos a outros aparelhos compatíveis. Recurso está presente também no NU7400 (Foto: Olhar Digital)

publicidade

O acessório está presente também no NU7400, que tem opções de tela de 50, 55 e 65 polegadas com valores indo dos 4.100 aos 9.000 reais. O aparelho se diferencia do irmão maior não apenas nos tamanhos e nos preços, mas também no alcance dinâmico: ele é compatível apenas com o que a Samsung chamada de HDR Premium, que garante um brilho máximo de 350 nits.

Em ambos os casos, é possível usar o aplicativo SmartThings para transformar a TV em uma “central de automação” e controlar, a partir dela, outros aparelhos pela casa. O Bixby serve para dar comandos de voz aos mesmos equipamentos conectados, mas apenas em inglês – o assistente pessoal ainda não se habituou ao Brasil. O português só é compreendido em comandos básicos, como mudar de canal e aumentar o volume.

publicidade

As opções mais em conta

As funções de casas conectadas não estão presentes nos modelos de entrada da linha 4K, o NU7100 e o NU7300. Ambos, no entanto, são praticamente idênticos em termos de recursos, mudando apenas nos tamanhos e tela. O primeiro tem o display plano e versões de 40 a 75 polegadas (de 2.800 a 14.000 reais), enquanto o segundo é curvo e vem em uma opção de 49 polegadas (3.900 reais).

publicidade

Os quatro aparelhos começam a chegar às lojas brasileiras em agosto, substituindo aos poucos alguns dos modelos da linha MU, anunciada no ano passado. A Samsung ainda deve lançar mais televisores neste ano, mas nada de 4K: estão nos planos da marca sul-coreana apenas uma renovação do line-up de televisores Full HD e uma substituição no único modelo sem funções smart que a marca ainda mantém no mercado.