O iOS 13 só deve ser apresentado de forma oficial dentro de alguns meses, durante o WWDC, que costuma acontecer em junho. No entanto, as primeiras informações sobre o novo sistema já começaram a surgir, com a expectativa de que a Apple finalmente adote um novo “modo escuro” para o iOS.

A vantagem de um modo escuro é que ele torna a visualização à noite mais confortável e menos desgastante para os olhos. Além disso, em celulares com tela OLED, a função também permite que o display consuma menos energia, o que, consequentemente, faz com que a bateria do aparelho resista por mais tempo.

publicidade

A tendência do modo escuro já não é exatamente uma novidade. Inúmeros aplicativos já contam com essa opção pelos motivos já mencionados, mas usuários pressionavam a Apple para que essa função também fosse disponibilizada no nível do sistema. O Windows, por exemplo, já traz essa função nativa nos PCs e é esperado que o Google também introduza algo similar com o Android Q.

Segundo a Bloomberg, há também outras funções que já podem ser esperadas para o iOS 13. A Apple pretende renovar o CarPlay, além de projetar uma nova tela inicial para o iPad, que cada vez mais se distancia do iPhone em funcionalidade e usabilidade. Não há detalhes sobre como será a nova cara do iOS no iPad, mas a publicação menciona que o sistema deve trazer uma nova interface com abas para alternar entre aplicativos e melhorias no gerenciamento de arquivos.

publicidade

Por fim, a empresa também deve incluir no iOS 13 um serviço de assinatura de revistas e de conteúdo de vídeo original, na esteira da expectativa de um serviço de streaming ao estilo Netflix da Apple.