Para testar a segurança de seus dados, a Rússia considera desconectar-se por um curto período da internet global. Ou seja, todos os dados enviados por cidadãos ou organizações russas ficariam com a circulação limitada apenas dentro de território nacional, senod que eles não serão roteados internacionalmente. O teste não tem data marcada — mas as projeções indicam que ele deve acontecer antes de 1º de abril.

O projeto de lei que determina as mudanças necessárias para que a internet seja operada de maneira independente foi apresentado ao Parlamento em 2018. 

publicidade

 TUMULTO

O Programa Nacional de Economia Digital é um projeto de lei que pede que os provedores russos desenvolvam capacidade de operação, caso de potências estrangeiras se movimentem para isolar a Rússia do mundo online.

publicidade

A OTAN (Organização do Tratado do Atlêntico Norte),que inclui os EUA e seus aliados, já ameaçaram penalizar a Rússia por causa de ataques cibernéticos e outras delitos online pelos quais o país é acusado.

As medidas descritas na lei compreendem uma versão russa própria do sistema de endereços da rede, conhecido como DNS. Dessa forma, a internet no país poderia funcionar mesmo que as conexões com servidores internacionais sejam cortadas.

publicidade

São 12 organizações que supervisionam os servidores de base para o DNS e nenhuma delas está em território russo. Entretanto, já circulam várias cópias deste conjunto de endereços, considerados como os núcleos da rede no país — um indicador de que seus sistemas são capazes de operar que a Rússia seja segregada digitalmente.

O teste envolverá provedores que demonstrem capacidade de direcionar dados até pontos de roteamento controlados pelo governo. O tráfego será filtrado, assim as informaões enviadas entre russos chegarão aos seus destinos — já envios feitos para computadores estrangeiros serão excluídos. É o que afirma a gestão de Vladimir Putin responsável pela operação. 

publicidade

Finalmente, o desejo do governo russo é: que o tráfego doméstico passe, integralmente, por esses pontos de roteamento. Há quem acredique que isso seja parte dos esforços para desenvolver um sistema de censura em massa semelhante ao que é visto na China, onde qualquer tráfego suspeito é bloqueado — até que se prove o contrário.

Os provedores estão verdadeiramete apoiando os objetivos do projeto de lei, mas estão inseguros quanto a como fazê-lo, de acordo com agências de notícias russas. Eles acreditam que o teste causará grandes transtornos no tráfego de dados na Rússia, como divulgou o ZDNet.

O governo de Putin já está pagando provedores para modificarem sua estrutura, permitindo assim o teste de redirecionamento de dados.

Fonte: BBC News