Depois de ter o uso banido da Rússia, o Telegram pode sumir de vez da App Store – ao menos em sua terra natal. O órgão de censura russo Roskomnadzor pediu à Apple ajuda para bloquear de vez o aplicativo no país, removendo-o da loja de apps e também impedindo que ele envie notificações a usuários em território nacional. A informação vem da AFP.

O aplicativo de mensagens vem sofrendo represálias do governo russo desde que se recusou a compartilhar suas chaves de criptografia com as autoridades locais. Um decreto judicial baniu a plataforma do país sob a justificativa de que ela poderia ser usada livremente por eventuais criminosos e até mesmo terroristas para se comunicar.

Ainda assim, o governo não conseguiu interromper mais do que 30% das operações do app em território nacional, mesmo com o bloqueio de diversos serviços de VPN. Isso porque, ainda que esteja banido, o programa segue disponível nas lojas de aplicativos locais, tanto da Apple quanto do Google. O Roskomnadzor, aliás, também diz estar em contato com a empresa por trás do Android para estender a remoção ao Google Play.

Nenhuma das duas empresas se posicionou sobre o caso até agora. No entanto, como bem lembra o The Verge, ao menos a Apple tem um histórico de colaborar com governos – na China, aplicativos de VPN foram removidos da App Store local à pedido das autoridades.