A inteligência artificial está sendo usada para melhorar as habilidades de personagens em videogames. Segundo informações do MIT Technology Review, robôs virtuais estão aprendendo Kung Fu para poder fazer os movimentos em jogos.

Os pesquisadores da UC Berkeley e da University of British Columbia desenvolveram um sistema de personagens virtuais capazes de imitar os movimentos que uma pessoa realiza em artes marciais e acrobacias.

publicidade

Dessa forma, os animadores e desenvolvedores não precisarão mais planejar as ações dos personagens com detalhes. Basta alimentar o programa com imagens reais e fazer com que os personagens treinem os movimentos até que consigam reproduzi-los naturalmente.

O programa usa uma técnica da inteligência artificial, conhecida como aprendizado de reforço, sendo que toda vez que o personagem consegue reproduzir um movimento parecido, ele recebe um feedback positivo.

publicidade

Além de ser um avanço na indústria de games, a tecnologia também pode trazer benefícios para robôs físicos. Eles podem aprender a executar tarefas complexas com prática simulada. Por exemplo, um bot pode montar uma mesa em simulação, antes de realizar a atividade no mundo real.

Confira o vídeo: 

publicidade