No início do mês, a rede de lanchonetes dos Estados Unidos CaliBurger começou a usar o robô chapeiro Flippy, desenvolvido pela Miso Robotics, para ajudar a produção de hambúrgueres. O objetivo é que o robô ficasse em uma das lojas de Pasadena, na Califórnia, para ajudar os humanos durante os momentos mais movimentados da lanchonete.

Porém, conforme relata o Digital Trends, o robô não ficou muito tempo no emprego – e o motivo é inusitado. Um dia depois de ser instalado, o Flippy foi deixado de lado temporariamente por ser rápido demais. Anthony Lomelino, diretor de tecnologia da rede, afirma que a empresa precisa de mais tempo para treinar os trabalhadores humanos para manter o ritmo.

publicidade

“Quando você está de costas, trabalhando com pessoas, você fala um com o outro. Com o Flippy, você precisa trabalhar em torno de sua agenda e coreografar os movimentos do que você faz, quando e como você faz isso”, explica.

O braço robótico de seis eixos é aparafusado ao chão da cozinha e recebe pedidos por meio de bilhetes digitais. Ele é equipado com visão térmica e os tempos de cozimento são exibidos em uma tela para ajudar os funcionários humanos a saberem quando adicionar queijo ou preparar os pães. 

publicidade

Assim que ele voltar ao trabalho e os funcionários sejam treinados, a rede de lanchonetes espera ter, pelo menos, 50 locais operando com o robô até o final do ano.