A empresa de robótica Boston Dynamics – que já foi do Google mas agora é da SoftBank – mostrou ontem mais uma habilidade de suas criações. Por meio de um vídeo postado no YouTube, a empresa divulgou que o seu robô quadrúpede SpotMini agora é capaz não só de abrir portas, mas também de segurá-las abertas para outros robôs sem essa capacidade.

O SpotMini é um robô criado pela empresa com o objetivo expresso de ser “menos ameaçador” que suas versões anteriores. Embora a empresa inicialmente estivesse voltada para aplicações militares, ela mudou bastante de rumo após as diversas aquisições. O SpotMini, por exemplo, é pensado para ser usado em casa, como ajudante doméstico. Veja o vídeo abaixo:

Embora pareça uma operação relativamente simples, segurar a porta para outro robô exige bastante inteligência da máquina. Primeiro, ela precisa identificar a porta; depois, conseguir abrí-la. Em terceiro lugar, precisa saber que tem perto de si outro robô, e que esse outro robô não consegue abrir portas sozinho. Finalmente, precisa conseguir manter a porta aberta de uma maneira que o outro robô consiga passar por ela – e, em seguida, passar pela porta e fechá-la atrás de si.

publicidade

Não é a primeira vez que a Boston Dynamics mostra um robô seu fazendo algo impressionante – nem de longe. A empresa também produz um robô bípede, chamado Atlas, que entre outras coisas consegue caminhar por uma floresta sem cair e até mesmo dar um “mortal para trás” – sem nenhuma ajuda de humanos.