A ideia de robôs que possuem inteligência própria parece com algo saído direto de um filme futurístico, mas agora a realidade pode ser exatamente essa. O professor Stelian Coros do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique mostra um robô nascido de uma impressora 3D que aprendeu sozinho como patinar no gelo.

“A única coisa que falamos para ele é como os patins se comportam no gelo. Em particular, que ele está livre para andar na direção da lâmina e que possui forças de alta fricção em uma direção ortogonal a ela”, contou Coros. “Mas essas poucas informações já são suficientes para que ele aprenda a patinar”.

publicidade

O professor explicou ainda que depois desse estágio o robô descobre sozinho como se mover sobre o gelo. Confira o vídeo logo abaixo:

publicidade

Para uma capacidade de aprendizagem tão rápida, os robôs têm um futuro com conquistas ainda maiores. Considera-se que utilizando peças moduláveis impressas pela máquina 3D, o robô pode aprender a andar em qualquer superfície, não somente no gelo. Ou seja, não vai demorar até que eles possam ser usados em missões de busca e resgate, além de ajudar pessoas.

Fonte: BBC