Já testei muitas caixas de som Bluetooth ao longo dos meus reviews, algumas bem portáteis e outras grandes para segurar uma festa. E há alguns aspectos importantes a serem considerados ao projetar este tipo de dispositivo, para que ele forneça um áudio bom suficiente para o ambiente desejado. Recentemente, pude testar a caixa de som portátil Sony SRS-XB31, classificado como “alto-falante de festa”.

Mas será que a Sony SRS-XB31 tem competência para isso? Acompanhe o review e saiba tudo sobre ela.

Caixa de som Sony SRS-XB31: Design e acabamento

A XB31 possui um design e construção similares aos de muitos outros alto-falantes Bluetooth, principalmente a Beats. A unidade tem um visual moderno e elegante, com muitas curvas. É robusta o suficiente para facilitar o uso ao ar livre. A unidade recebida para review é coberta em uma mistura de tecido muito resistente e plástico, tudo na cor vermelha.

E aqui temos um diferencial: há uma faixa de LEDs que passa pelas bordas da caixa. E eles acendem e piscam conforme a batida da música. O desempenho disso veremos adiante.

publicidade

Reprodução

A robustez é um ponto que vale destacar. Para festas ao ar livre já posso dizer que é perfeita. A Sony XB31 tem certificação IP67, o que garante que ela é a prova de água e poeira. Claro que você não vai mergulhar ela na água. Mas se acontecer dela cair na piscina ou no mar, ela vai continuar funcionando. E se ela cair na terra, tudo bem também. Além de continuar funcionando, você pode lava-la em baixo de uma torneira, por exemplo.

A Sony alega que a unidade também segue o padrão 516.5 Shock MIL-STD 810 F, que permite que a unidade resista a uma queda de mais de um metro de altura. Sempre sou cauteloso quanto a quedas de produtos eletrônicos. Tenha em mente que a resistência de qualquer produto não garante que ela sofra alguns arranhões e, se a queda for muito forte, pode até mesmo rachar. Mas é bom saber que ela é dura na queda, ao menos de queda acidental na altura informada.

Reprodução

Internamente, a XB31 usa dois alto-falantes de 4,8 cm cada, com um cone passivo para potencializar o som. O peso da caixa é de 890 gramas e tem dimensões de 231 mm x 87 mm x 81 mm. Ok, é pesada e não é tão portátil assim. Porém, tenha em mente que é feita para fornecer um som potente. E comparada com concorrentes da mesma categoria, ela é mais leve.

Caixa de som Sony SRS-XB31: conexões

Outro detalhe deixa caixa que não tinha visto em nenhuma outra: muitos botões. Mas são úteis. Há os botões comuns, em cima, para ligar, parear o bluetooth, ajustar o volume e os minúsculos LEDs para indicar se está ligada e de pareamento. Mas na parte de trás, há uma portinhola onde estão mais botões.

O botão add serve para sincronizar com uma segunda caixa XB31 e usar o recurso estéreo: se a música dividir os canais, então você ouvirá o efeito sendo executado distintamente entre as caixas.

Reprodução

O botão WPC, sigla de Wireless Party Chain, serve para conectar até 100 caixas de som via bluetooth para animar sua festa gigante. Ainda há o botão Battery que informa, via áudio, em inglês, qual a porcentagem da carga da bateria. E se pressionado por 3 segundos, esse botão desliga as faixas de LED para dar um respiro a mais para a duração de bateria.

E ainda tem a função NFC, que pareia a caixa com seu smartphone apenas ao aproximar o aparelho perto dela. Claro que seu telefone precisa ter o recurso NFC também. Ainda tem mais: se você quiser conectar outro aparelho que não tenha bluetooth, a caixa tem uma entrada de áudio P2. Porém, o cabo não acompanha o produto. E por fim ainda há uma saída USB para você usar a bateria da XB31 para carregar seu celular.

Caixa de som Sony SRS-XB31: desempenho

Quando se trata do âmago da questão, a caixa XB31 cumpre sua promessa. Ele fornece áudio de boa qualidade com níveis de volumes graves e agudos muito bons. A Sony é conhecida por muitos dos dispositivos de áudio de qualidade, desde alto-falantes até fones de ouvido. A SRS-XB31 não é diferente. Os graves são bastante potentes sem “rachar” o alto-falante e os agudos não ficam estridentes a ponto de perfurar os tímpanos.

O alto-falante fornece um som claro, mesmo em volumes mais altos, com apenas uma ou duas músicas com pequenos problemas, dado o tipo de composição ou como foi gravada. A unidade tem uma faixa dinâmica de altos e baixos que dá para apreciar com conforto.

Mas a tira de LEDs não é tão sincronizada assim com a batida da música. Talvez o atraso que o Bluetooth gera, cause isso. No entanto, no escuro, ainda assim é divertido. E vale citar a função Extra-Bass. Ela é ativada ou desativada pressionando o botão play por 3 segundos. Quando o LED fica branco, o Extra-Bass é acionado; Quando a luz está verde, a função está desabilitada. Ela faz muita diferença quando em ambientes abertos, reforçando os graves com bastante potência sem

Caixa de som Sony SRS-XB31: duração de bateria

A Sony informa que a bateria pode chegar a 24 horas de duração com as faixas de LED desligadas e a função Extra-Bass desabilitada. Com os LEDs ligados e função Extra-Bass acionada,, a previsão é de 14 horas ininterruptas de áudio. No teste, deixei a XB31 ligada  por 5 horas em um volume abaixo da metade, com os LEDs E função Extra-bass ligados. E depois dessas 5 horas ainda restavam 70% de carga, nessa condição de volume.

Caixa de som Sony SRS-XB31: conclusão

Para um alto-falante em sua faixa de preço (entre R$ 500 e R$ 700 pesquisado na web até a data deste review), a unidade forneceu uma das melhores performances de áudio estéreo, com qualidade de som que corresponde a concorrentes mais caros, como Logitech e Beats. Os recursos também muito bons, destacando a quantidade de conexões e a tira de LEDs que circundam a caixa, que dão uma experiência mais divertida em uma festa.

A robustez é outra qualidade de destaque. É possível lavar a caixa se sujar e também suporta quedas em altura pouco acima de 1 metro. Portanto, é ótima opção para dar festas ao ar livre, como campings, usar perto de piscinas e até mesmo em embarcações, por ser a prova de água. A duração de bateria é um ponto positivo, assim como o recurso Extra Bass, que faz diferença em festas ao ar livre.

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.