Pendrives para dispositivos que usam conector USB tipo-C estão cada vez mais acessíveis e são interessantes, visto que estão cada vez mais presentes nos notebooks atuais. E no caso do dispositivo do review de hoje, é algo duplamente útil, pois trata-se de um pendrive da Sandisk que vem com dois conectores: um USB tipo-C (ou simplesmente USB-C) e um USB 3.0. A capacidade do modelo enviado para testes é de 64 GB, mas a empresa também tem este pendrive disponível em 16 GB, 32 GB, 128 GB e 256 GB.

Pendrive Sandisk Dual Drive USB tipo-C: design e acabamento

Este pendrive tem uma característica única: dois conectares, um em cada ponta, como mostram as fotos abaixo. Mais do que isso, eles ficam embutidos para própria proteção e também para ficar com tamanho reduzido. Uma pequena chave serve para empurrar para fora o tipo de conector desejado para uso no momento.

publicidade

Reprodução

Quando a chave fica posicionada no centro, ambos conectores ficam embutidos e, nesse caso sua largura é de apenas 3,8 centímetros. Isso pode ser bom pela portabilidade, mas perigoso se pensarmos que podemos perder facilmente.

publicidade

Reprodução

Este pendrive até vem com orifícios para passar algum cordão de nylon, o que seria interessante para prendê-lo a um chaveiro, por exemplo, para não perde-lo facilmente. Mas esse fio de nylon não acompanha o produto.

publicidade

Pendrive Sandisk Dual Drive USB tipo-C: utilidades além de armazenamento de dados

Este pendrive serve também para fazer backup de dados de smartphones, como fotos, vídeos, músicas e qualquer outro. Sabemos que os serviços de nuvem servem a backups, mas este pendrive é muito útil quando você viaja e não consegue sinal de Wi-Fi, por exemplo. Então você pode levar nele suas músicas, filmes e até arquivos de trabalho.

Reprodução

publicidade

O Sandisk Dual Drive USB-C tem dois conectores: um para smartphones e outro para PCs, o que o torna versátil

E mais um tipo de uso é fazer a transferência de dados de um notebook para o smartphone, por exemplo, já que ele tem os dois tipos de conectores. E caso tire muitas fotos na viagem e você ficar sem armazenamento – e não houver rede Wi-Fi por perto – você pode usar este pendrive para liberar espaço no smartphone.

Pendrive Sandisk Dual Drive USB tipo-C: desempenho

Fiz teste com uma massa de dados de 3 GB com 80 arquivos que se misturavam entre fotos e vídeos. Usei arquivos de diferentes tamanhos para chegar próximo de um uso real. Na transferência do smartphone para o Sandisk Dual Drive, que é o teste de escrita nele, a operação levou 1 minuto e 5 segundos. Fazendo as contas, são quase 70 MB/seg.

Realizando o contrário, ou seja, transferindo os mesmos arquivos do Dual Drive para o Smartphone, que é o teste de leitura, a operação foi bem mais rápida e não levou nem 20 segundos. O resultado foi cerca de 120 MB/seg.

Reprodução

A Sandisk divulga no site e na embalagem que a velocidade máxima de leitura é de 150 MB/seg. Portanto, chegou perto do valor máximo prometido, lembrando que haviam diversos arquivos de diferentes tamanhos, o que influencia na taxa de transferência final.

Pendrive Sandisk Dual Drive USB tipo-C: aplicativo gerencia backup

A Sandisk tem um aplicativo para Android chamado Memory Zone que ajuda a gerenciar o backup. Bom dizer que este pendrive funciona normalmente sem o aplicativo. Mas ele pode ajudar a manter o backup organizado, já que pode fazer tudo automaticamente quando o pendrive é conectado ao smartphone.

Reprodução

App Memory Zone, da Sandisk, ajuda a gerenciar backup e liberar espaço. Mas não é obrigatório para usar o Dual Drive

Ele reconhece quais arquivos já estão no pendrive e faz backup somente dos arquivos novos. Outra função bem útil que o app também faz automaticamente é mover os arquivos para liberar o espaço no armazenamento do telefone. A parte boa desse app é gerenciar os arquivos do aparelho em apenas um local. Se você achar que é demais ter mais um app para se preocupar, então pode ficar tranquilo e usar apenas o pendrive do seu jeito.

Pendrive Sandisk Dual Drive USB tipo-C: conclusão

Este pendrive é bastante útil para ser levado em viagens, principalmente em locais onde não há Wi-Fi e não podemos acessar serviços de nuvens para fazer backup. Seja para entretenimento ou negócios, é interessante poder liberar espaço no smartphone plugando facilmente um pendrive nele. A velocidade de escrita e leitura é alta conforme mostram os testes e, portanto, não há demora para transferir arquivos.

Além da interface USB tipo-C, na outra ponta ele usa uma USB tipo-A (tradicional em notebooks e desktops) e pode ser utilizado também nos PCs, além de transferir dados do smartphone para o PC. É um produto versátil e não ocupa espaço para ser transportado. Mas isso é um perigo também: é preciso cuidado para não perdê-lo.

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.