Sucessor do Ideapad 330, o IdeaPad 330s traz um design mais fino, um visual clean e mais leve, além de uma configuração melhor não somente em termos de processamento, mas também em uma versão com aceleração de carregamento de programas. Confira nosso review para saber se esse notebook é o ideal para suas necessidades.

Notebook Lenovo Ideapad 330s: design e acabamento

As dimensões desse laptop são de 35,8 x 24,4 x 2,09 cm (LxPxA). O peso é de 1,87 Kg e tem tela de 15,6 polegadas. Já foi uma boa evolução em relação ao Ideapad 330, que tem 2 cm a mais em largura e profundidade e pesa 2,1 Kg.

publicidade

As bordas da tela são bem finas, com 0,5 cm nas laterais e 0,7 cm na borda de cima. Apesar de ser todo feito em plástico, é muito bem acabado e robusto.

Reprodução

publicidade

A tampa é inteira lisa, com apenas o logo escrito Ideapad na borda direita, de forma bastante sutil para não perder o tom de cor azul escuro, que é a cor predominante do Ideapad 330s.

Teclado

O IdeaPad 330S possui um teclado com teclas relativamente grandes, cada uma com um ponto de atuação claro. O teclado é adequado para digitação rápida. Apenas as teclas de função são problemáticas, porque são muito pequenas. Além do teclado numérico estreito, há também uma tecla enter muito pequena. As teclas de seta para cima e para baixo também são difíceis de usar, devido ao seu tamanho pequeno.

publicidade

Reprodução

Touchpad

Ele permite movimentos precisos do cursor. As pontas dos dedos podem deslizar suavemente sobre o bloco, e é por isso que os movimentos de arrastar e soltar não apresentam nenhum problema. O ClickPad não tem problemas em reconhecer entradas no canto inferior esquerdo ou no canto inferior direito.

publicidade

Tela

Usa tecnologia LED TN com uma resolução de 1366×768. É possível ver os pixels nos caracteres do texto, o que não chega a ser um problemão, mas pode gerar um desconforto visual quando muito tempo em frente a tela. A resolução também afeta um pouco filmes e jogos, sempre vendo os pixels.

Reprodução

O fato é que a resolução de 1366 x 768 é algo que está ultrapassado para os dias de hoje. Ao menos a Lenovo poderia usar uma tela de 1440 x 900, como as do MacBook Air, que já utilizava essa resolução desde 2013 e ajuda muito em ver imagens e filmes com mais conforto.

Reprodução

Notebook Lenovo Ideapad 330s: desempenho

O processador desse modelo do 330s é um Intel Core i7 8550U, que tem velocidade de trabalho máxima de 4 GHz, mas quando se trabalha com mais seus quatro núcleos, ela gira em torno de 2 GHz. Ou seja, quando está na frequência máxima, está executando apenas uma operação por tempo de processador. O conjunto desse processador mais a memória de 8 GB fazem um bom trabalho no desempenho.

O Ideapad 330s também conta com uma GPU (unidade de processador gráfico) dedicada, a Radeon 535, com 2 GB de RAM, produzida pela AMD. Não é o último modelo de chip de vídeo da AMD, mas é possível se divertir com jogos de gráficos sofisticados, mesmo que as configurações dos jogos não cheguem a seu máximo.

Mas esse modelo do Lenovo 330s tem um empecilho que precisa ser citado: Apesar do disco rígido ter um generoso espaço de 1 TB de capacidade, ele torna-se um gargalo absurdo para o notebook. O HD é lento para carregar programas e usar o arquivo de troca do Windows 10.

O Windows 10 levou 1 minuto e 10 segundos para carregar. Pode parecer pouco, mas no uso cotidiano, esse tempo é muito alto. Assim como o Windows, outros programas também sofrem para serem carregados. A multitarefa, por consequência, também acaba ficando mais lenta.

Existe a opção de uma configuração do Ideapad 330s com memória Optante, da Intel, de 16 GB, que acelera muito a carga de programas e a multitarefa. Logicamente o preço é mais alto também. O preço da configuração com Core i7, 8GB, HD de 1TB e tela de 15,6 polegadas gira em torno de R$ 3.000 (em pesquisa feita até a data de publicação desse review). A versão com memória Optane de 16 GB sobe para o preço médio de R$ 3.700.

Notebook Lenovo Ideapad 330s: conexões

No lado direito está o slot para cartão de memória SD, uma USB 3.0 e o espaço para trava anti-roubo padrão Kensington. O pequeno orifício ao lado do slot SD é um botão acionado por um clip que serve para recuperar o sistema em caso de alguma falha.

Reprodução

No lado esquerdo está o conector para o carregador de bateria, uma saída HDMI, outra USB 3.0, uma USB-C e o conector P2 para microfone e fone de ouvido. Não há conector para rede cabeada (Ethernet), mas com a USB-C é possível conectar a esse tipo de rede com a ajuda de um adaptador (que precisa ser comprado a parte).

Reprodução

Notebook Lenovo Ideapad 330s: duração de bateria

Usando o portátil em uso cotidiano de escritório, navegando no Chrome, lendo e escrevendo e-mails, usando editor de textos e planilha de cálculos, cheguei a uma autonomia de 5h10m, com brilho da tela em 50%.

Com uso mais intenso, assistindo a vídeos no Youtube e deixando filme rolar no Netflix (portanto, com Wi-Fi também consumindo energia a todo momento), e brilho da tela a 80%, a autonomia chegou a 3h10. Portando, nada de extraordinário aqui.

Notebook Lenovo Ideapad 330s: conclusão

Esse laptop apresenta bom desempenho com o conjunto do processador Core i7 mais memória RAM de 8 GB. O ponto fraco está no disco rígido, mais precisamente em sua inicialização do Windows 10 e qualquer outro software. Por causa desse gargalo, a multitarefa também prejudicada, pois quanto mais programas abertos, mais o sistema precisa acessar o disco.

Eu prefiro indicar a versão do Ideapad 330s com a memória Optane, que apesar de custar cerca de 700 reais mais caro, vale a pena pelo desempenho superior. Esse notebook também permite upgrade. Portanto, se você escolher a versão mais barata, é possível trocar o HD por um SSD facilmente, pois a tampa de baixo usa parafusos Philips comuns e é retirada sem problemas, com acesso fácil e simples para substituir o HD e assim obter todo o desempenho possível do Ideapad 330s.

A duração de bateria não é algo extraordinário, mas cerca de 5 horas de uso é suficiente para  trabalhar um bom período do dia em frente ao computador.

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.