As televisões têm evoluído bastante ao longo dos anos e um bom exemplo disso é o surgimento das Smart TVs. Além delas, outra categoria que começa a ganhar cada vez mais destaque, é a de Android TVs que, como o nome sugere, é claro, trazem o sistema operacional mobile do Google nelas, devidamente adaptadas.

Por sua vez, a marca Semp TCL lançou, em março de 2019, uma linha nova de Android TVs, que agora contam com o Google Assistente. Elas podem ser utilizadas para agilizar diversas funções e facilitar a vida de quem usa o Android. O Olhar Digital teve o acesso a um modelo da série, a Semp TCL 55 C6, e conta a seguir quais as suas impressões do produto no review abaixo:

publicidade

Acabamento e design

Esta televisão de 55 polegadas da TCL possui um visual bem elegante, onde a sua cor, que é branco metálico acaba se destacando bastante. Entretanto, o que realmente chama a atenção de quem a vê é justamente a sua caixa de som, que na verdade é uma soundbar integrada ao aparelho.

Reprodução

publicidade

Como você pode notar na imagem acima, a caixa de som fica na parte de baixo da tela e ocupa um certo espaço. Isto é bem diferente de aparelhos de outras marcas, onde os alto falantes geralmente acabam embutidos na parte de trás de sua tela.

Apesar de ser um aparelho grande, os pés que sustentam a televisão ficam bem centralizados, de forma que o móvel onde ficará a televisão não precise dispor de tanto espaço. Em compensação, esta escolha traz um inconveniente, que deixa o aparelho balançar bastante, fazendo que movimentá-lo seja algo bem receoso, já que parece que ela tombará a qualquer instante.

publicidade

A escolha acima de ter uma caixa de som na parte de baixo do aparelho, vale lembrar, também deixa o seu display bem fino. A não ser pela parte traseira, que é onde ficam as entradas e a saída para a energia. Esta parte, por sua vez, assim como a maioria das televisões atuais tem o seu acabamento feito em plástico, sendo que os conectores da TV ficam escondidos por uma tampa.

Reprodução

publicidade

Já o controle remoto da televisão possui um visual bem simples, mas que é bem funcional. Nele, você encontrará alguns botões referentes ao sistema Android como o de voltar e Home, por exemplo. Entretanto, o seu grande destaque mesmo fica com as opções de chamar a Netflix, a Globoplay e Google Assistente. Nele, por sinal, fica o microfone da televisão, de forma que você possa utilizar o Google Assistente mesmo estando longe do aparelho.

Reprodução

Tela, conexões, qualidade de imagem e som

A parte mais importante de uma televisão, é claro, fica para o quesito de imagem, onde este equipamento da TCL acaba trazendo um resultado um tanto quanto inconsistente. Assim foi dito antes, a tela desta televisão é de 55 polegadas e ela utiliza um display LED. A sua resolução é 4K UHD (3840 x 2160 pixels), enquanto a sua taxa de atualização é de 120 Hz, que é um de seus grandes destaques e garante bastante fluidez a qualquer conteúdo.

Na prática a tela da TCL consegue apresentar um bom resultado quando conteúdos na resolução 4K estão sendo reproduzidos. O único contra a ser ressaltado aqui fica por conta de algumas cores, que quando utilizam tons mais escuros aparecem um pouco lavadas ou desbotadas.

Reprodução

Apesar deste contra mencionado acima, é necessário ressaltar que este problema pode ser corrigido ao mudar o modo de imagem e fazer o ajuste de cores manualmente. Em modos, aliás, a TCL 55 C6 traz bastante opções, que são:

  • Dinâmico
  • Padrão
  • Smart HDR
  • Esporte
  • Filme

Já em relação a conteúdos com uma resolução menor, como a Full HD, que ainda é bastante comum por aqui, o resultado decepciona bastante. O sistema de upscale da televisão não faz um bom serviço e acaba deixando a imagem com aquelas manchas, como se ela estivesse com a imagem digitalizada.

Reprodução

Na parte de som, felizmente, o desempenho da televisão acaba sendo surpreendente. Contando com a tecnologia da Dolby e uma soundbar Harman Kardon integrada, a Semp TCL 55 C6 consegue reproduzir um som bem alto, que não acaba sendo distorcido nem quando está sendo executado em seu volume máximo. Além disto, tal como ocorre em vídeos, a televisão também traz alguns modos pré-definidos, que ainda podem ser personalizados através de um equalizador.

No que diz respeito a conexões, a televisão traz um número moderado de conexões, que são:

  • 3 portas HDMI
  • 1 porta USB 2.0
  • 1 porta USB 3.0
  • Entrada para antena
  • Conector para cabo de rede
  • Saída de áudio digital óptica
  • Saída para fones de ouvido

O sistema Android TV, especificações e seu desempenho

Assim como foi dito no começo do texto, um dos destaques desta televisão é justamente contar com o Android TV e seus recursos mais recentes. Aqui, a versão adotada do Android é a 8.0 (Oreo).

Logo ao ligar o aparelho, você já se depara com as principais novidades do YouTube e da Netflix, que trazem conteúdos com base no que foi assistido em suas contas. Além deles, na parte superior, também estão listados os aplicativos que já vem no aparelho, tendo a possibilidade de adicionar novos programas, que podem ser baixados através da Google Play.

Reprodução

Esta televisão, é preciso lembrar, traz 16 GB de espaço para armazenamento. Este tamanho é o suficiente para armazenar aplicativos e um ou outro jogo, mas não é o ideal para quem deseja armazenar vídeos, assim será preciso recorrer a dispositivos de armazenamentos como pendrives e HDs externos.

Em compensação, a televisão traz poucos aplicativos pré-instalados, que são bem úteis. Um deles, por exemplo, é o “Proteção do sistema”, que são ferramentas de manutenção do Android para liberar espaço, remover aplicativos e outros arquivos desnecessários. Além deles, o T-Cast, também se demonstra bem útil para quem deseja controlar a televisão com mais facilidade usando um smartphone.

Reprodução

Ao contar com uma versão recente do Android, a televisão é compatível com muitos aplicativos e jogos recentes, sendo que em nossos testes os programas rodaram sem qualquer travamento. Em um todo, a Semp TCL 55 C6 tem um bom tempo de resposta e abre os menus sem qualquer problema, entretanto, para algumas tarefas específicas ela é um pouco lenta. Por exemplo, ao tentar parear dispositivos Bluetooth, a televisão demora até listar os dispositivos e os downloads também travavam, apesar de a rede estar funcionando normalmente em outros aparelhos.

Quem procura rodar vídeos e outros formatos localmente vai gostar de saber que a televisão consegue uma ótima performance mesmo em arquivos pesados como no formato 4k. A única ressalva fica para um arquivo de vídeo testado com uma legenda no formato SRT, que não foi carregada, mesmo funcionando em players convencionais em um PC. Além disto, de forma nativa, a televisão também tem suporte a DLNA, ou seja, você pode ter um servidor em sua casa e fazer o streaming de vídeos para a TV sem ter que recorrer a pendrives e outros dispositivos.

Por fim, na parte de sistema, é necessário frisar que uma função bem útil não vem ativada por padrão. Ao ligar a TV pela primeira vez, o usuário notará, que ela demora bastante para poder ser utilizada, levando alguns minutos até ficar pronta. Se o seu utilizador não habilitar a opção de inicialização rápida, que fica um pouco escondida na parte de “Configurações”, esta demora em sua inicialização incomoda bastante.

Reprodução

O Google Assistente na televisão

Outro grande chamativo da TV, como você pôde notar pelo seu controle remoto fica por conta do Google Assistente. Através dele, você consegue iniciar conteúdos no Netflix e no YouTube sem ter que entrar nos seus aplicativos. É claro, ao baixar mais programas como o Spotify, a sua gama de recursos é amplamente aumentada.

O seu recurso, apesar de ser bem divertido, na prática economiza poucos minutos do seu dia. Entretanto, se você tem mais de um dispostivo do Google, a integração dele com outros aparelhos também pode ser considerada como um diferencial.

Por exemplo, graças a ele e também ao recurso do Chromecast, dar comandos a televisão através do Google Home se torna uma tarefa bem prazerosa.

Conclusão

Esta Android TV da TCL é uma ótima opção para quem está buscando um aparelho que rode o Android rápido e com uma boa qualidade de imagem e som, que necessitam de ajustes manuais para serem aproveitados ao máximo. Assim como outros aparelhos de televisão 4K, aqui o sistema de upscale da TV não funciona bem para a resolução Full HD.

Desta forma, esta televisão com Android se demonstra ainda uma opção válida apesar deste contra. Entretanto, é claro, que este aparelho é mais destinado para quem já possui conteúdos em 4K prontos, que geralmente estão disponíveis em serviços de streaming como a Netflix ou em jogos de videogames da última geração.

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.