Smartphone bom e barato existe no Brasil? Existe, mas, como é possível imaginar, é limitado a tarefas básicas. É o caso do Alcatel 3c, que pode ser encontrado ao preço médio de R$ 500, com pesquisa realizada no site comparador de preços Zoom. E, considerando o que ele oferece, o dispositivo pode ser uma ótima opção para ser o seu celular “reserva”, ou seja, aquele que você usará caso aconteça alguma coisa com seu aparelho “titular”. 

Acompanhe o review abaixo e saiba do que esse aparelho é capaz.

Alcatel 3c – O essencial que você precisa saber

O Alcatel 3c é um aparelho para quem precisa apenas do básico de um smartphone. Você vai acessar sites, usar WhatsApp, aplicativos úteis como Uber, Maps, Waze, e também os populares Instagram e Facebook. Mas, tenha uma dose extra de paciência, pois para qualquer tarefa para baixar uma imagem mais pesada ou usar um app que processe muitos cálculos, a resposta é lenta.

publicidade

O motivo é que o processador é de entrada, com velocidade baixa e a memória RAM é de apenas 1 GB. Logo, essa combinação não torna o smartphone exatamente veloz. Note que isso não é algo negativo, mas você precisa saber que um telefone com esse preço realmente não vai fazer mágica. Outro detalhe é que ele usa rede móvel apenas 3G (dual-chip). Então, quando vc carrega o Google maps, por exemplo, não espere agilidade. Portanto, usar o Alcatel 3c como sua ferramenta para ser um motorista de Uber, por exemplo, é inviável.

No entanto, a tela de 6 polegadas é grande para ler com conforto e a tecnologia IPS, com uma definição mais alta, ajuda muito a ver imagens e vídeos com nitidez. E mesmo com uma tela grande, a pegada do aparelho é boa, pois as bordas são finas e a espessura é de apenas 0,8 centímetro. O Alcatel 3c tem TV digital, que usa um software simples e eficiente: botões para mudar de canal bem fáceis de acessar, ajuste de proporção de imagem para canais que ainda não usam o padrão wide (estendido, 16:9); recurso para gravar programas e timer para desligamento automático da TV.

Reprodução

A câmera do Alcatel 3c fez boas fotos durante os testes, desde que o ambiente estivesse com muita luz. Pois é, lentes e sensor de câmeras são componentes caros, portanto, você vai tirar fotos boas de paisagens e de recordação de festas. Mas não espere nada que vá surpreender amigos e família.

Alcatel 3c – review detalhado

Configuração e desempenho

O Alcatel 3c vem equipado com processador Mediatek modelo MT8321, com 4 núcleos e 1,3 GHz de velocidade. A memória é de 1 GB e o armazenamento interno é de 16 GB e pode ser expandido para mais 64 GB por meio de cartão micro SD. O Android instalado está na versão Nougat (7.0) e não há previsão se irá ser atualizado.

Começamos os testes com aplicativos mais populares, como WhatsApp, facebook, Twitter, Instagram e messenger. Ele se comportou de maneira estável, sem travamentos, porém, quando executamos vídeos no Facebook e instagram, o sistema dava uma “engasgada”, demorando alguns segundos para carregar o vídeo.

No Facebook, quando havia muitas fotos em sequência, era um tanto irritante arrastar o feed. Nesse caso, decidimos usar a versão Lite para que a coisa fluisse melhor. Isso não é um defeito, é um comportamento causado pela configuração de entrada. Portanto, não espere poder jogar Asphalt 9, Real Racing 3 ou nenhum outro jogo pesado.

Testamos também apps essenciais como Google Maps e Waze e sentimos a mesma dificuldade de desempenho. Tanto o Maps quanto o Waze funcionam como devem, porém, novamente com alguns engasgos para recalcular rotas ou mesmo quando inicia um percurso.

Reprodução

Tela

A tela é o ponto alto do Alcatel 3c. COm 6 polegadas, é grande o suficiente para ler textos sem cansar a vista. E, com resolução de 1440 x 720 e tecnologia IPS, também mostrou eficiência para ver imagens e assistir a vídeos, exibindo ótimo equilíbrio entre brilho, constraste e cores.

TV Digital

Esse recurso agradou bastante. Funcionou muito bem e com um software bem otimizado, tanto no desempenho, quanto na interface fácil de usar. O padrão de TV digital utilizado no Alcatel 3c é o 1-seg, que atinge resolução máxima de 320 x 240 pontos. Foi uma descisão sensata da fabricante em usar esse padrão, pois em uma tela de 6 polegadas a imagem é boa o suficiente para assistir às programções das TVs abertas, com a imagem fluindo muito bem e sem perder sinal.

Reprodução

TV digital no Alcatel 3c: imagem ok e software simples de usar

O padrão de TV digital full seg fornece resoluções de 1280 x 720 (HD) e 1920 x 1080 (full HD), mas é muito provável que o 3c tivesse algum problema de desempenho para processar imagens de alta definição. Além disso, este também não é um padrão ideal para dispositivos móveis, pois o sinal acaba ficando muito isntável pela quantidade de informações que precisa receber.

Características físicas

A Alcatel acertou também nesse quesito. Mesmo com uma tela grande de 6 polegadas, o aparelho tem ótima ergonomia, pois as bordas são finas e a largura do aparelho (7,6 cm) é ideal para segura-lo com conforto. O produto também conta com uma capa protetora de plástico rígido e película para a tela, o que achamos interessante, pois é uma economia de tempo e dinheiro, já que não será preciso ir à uma loja para comprar esses acessórios.

Reprodução

Uma capa transparente de plástico rígido e uma película para a tela vem na caixa do Alcatel 3c

 

Câmeras

A câmera traseira do Alcatel 3c conta com resolução máxima de 13 megapixels, com foco automático e flash de LED. Não há muito o que destacar aqui. As fotos são satisfatórias em locais que tenham bastante luz, mas saem bastante pixeladas (com pontinhos) mesmo quando há luz baixa. O software da câmera também é bem básico, sem nenhuma configuração extra como balanço de brancos ou qualquer outro ajuste manual, como foco para macro ou tempo de exposição. A câmera de selfie tem 5 megapixels de resolução e também nào há nenhum destaque para ela, apenas fotos comuns e ok.

Duração de bateria

A capacidade de bateria do Alcatel 3c é de 3.000 mAh. Para um telefone com processador de baixa velocidade, esperávamos uma duração maior do que um dia. Porém, durante os testes, acabou ficando dentro da média de um dia de trabalho. Tiramos o aparelho da tomada às 8h00 da manhã e usamos o aparelho para realizar algumas chamadas telefônicas que duraram o total de 25 minutos. Fizemos 30 fotos e gravamos 3 vídeos com 3 minutos cada um.

Usamos jogos durante 40 minutos e acessamos Youtube pelo Wi-Fi, durante 2 horas. O restante foi para acessar redes sociais, postar fotos e acessar e-mails, além de usar um fone Bluetooth para ouvir músicas durante 1 hora. No fim de um dia de expediente, às 18h00, a bateria tinha 33% de carga. E ela chegou a 10% às 20h10. Portanto, está dentro da média da duração de um dia de trabalho.

Extra – Segurança por biometria

A proteçào por impressão digital surpreendeu no Alcatel 3c, já que ele é um aparelho de baixo custo e esse recurso é utilizado, geralmente, para smartphones mais caros. A parte interessante é que a biometria funcionou muito bem e é um recurso rápido para desbloqueio do smartphone.

Conclusão

O Alcatel 3c tem boa contrução e uma ótima tela, tanto em tamanho quanto em eficiência visual. A duração de bateria está dentro do padrão de durar um dia de expediente longe da tomada. Como dissemos anteriormente, esse smartphone pode ser uma boa opção para ser um celular de backup, caso o dispositivo que você usa no dia a dia quebr ou seja furtado, por exemplo. Além disso, ele é uma boa pedida para quem deseja consumir poucos dados de rede móvel, já que tem apenas rede 3G, além de fazer muitas chamadas, pois pode usar dois chips.

Como não tem alto desempenho, o Alcatel 3c é indicado para quem quer usar mais o básico, como redes sociais, e-mails e jogos leves. Além disso, vem com um bom extra, a TV digital que funcionou muito bem e apresenta um software leve e eficiente.

Ficou interessado no produto? O aparelho avaliado nesse texto pode ser comprado na loja virtual do Olhar Digital, desenvolvida em parceria com o Magazine Luiza. Embora o Olhar Digital possa receber uma comissão nas vendas da loja virtual, a parceria com o Magazine Luiza não tem influência alguma sobre o conteúdo editorial publicado. Além disso, a disponibilidade do produto e o preço cobrado são de responsabilidade do Magazine Luiza.