O Facebook anunciou em maio deste ano que a rede social ganharia um recurso chamado “Clear History”, que visa melhorar a privacidade de seus usuários. A expectativa da empresa era lançar a funcionalidade dentro de poucos meses após o anúncio, mas agora a informação é de que o lançamento vai demorar mais do que o plenajeado.

David Baser, diretor do Facebook, informou em entrevista ao site Recode que a função deve estar disponível no segundo trimestre de 2019, porque o desenvolvimento se mostrou mais complicado do que o Facebook imaginava previamente.

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Para quem não se lembrar, o “Clear History” foi anunciado como uma função que visa dar ao usuário incomodado com o rastreamento do Facebook um método de fazer com que a empresa não monitore o que ele faz fora da rede social. Hoje, ao entrar em qualquer site que tenham um botãozinho “Curtir”, você tem seus hábitos de navegação monitorados pela empresa, que é uma das maiores críticas que se fazem ao Facebook.

No entanto, para implementar essa função, o Facebook precisou reformular completamente o método de armazenamento de informações pessoais de navegação, então a tarefa se mostrou mais complexa do que inicialmente se imaginava.

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A questão agora é saber se essa ação terá algum impacto na forma como usuários enxergam o Facebook. Ao longo dos últimos dois anos, a empresa acumulou escândalos de privacidade e vazamentos de dados que mancharam a reputação da rede social. O desafio de limpar a imagem da companhia e de Mark Zuckerberg deve ser uma das prioridades de 2019.

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