Um aviãozinho começou a figurar entre as reações do Facebook, no meio do Curtir, do Amei, do Grr e de todas as outras. Ela é visível para quem acessa a rede social tanto no computador quanto no Android, mas aparentemente não funciona no iOS. A novidade, no entanto, não parece ser bem um novo recurso, e sim um bug no app, que pode ser ativado facilmente.

Tudo o que você precisa é da versão certa do aplicativo para Android e de uma hashtag. Mas vale ressaltar que, como provavelmente se trata de um problema no código, a dica pode muito bem não funcionar. Confira o passo a passo a seguir caso queira tentar a sorte:

publicidade

1 – Primeiro, confirme a versão que você está usando do aplicativo do Facebook no Android. No nosso caso, a tática deu certo na 181.0.0.36.82, disponibilizada 16 de julho, mas não surtiu o mesmo efeito na 183.0.0.39.75, lançada ontem (30 de julho). Há relatos, como o do Tecnoblog, que mencionam a 182.0.0.44.77, dizendo que o truque funciona nela também.

publicidade

2 – Caso já esteja com uma delas ou com alguma mais recente, limpe o cache do aplicativo. O caminho pode variar um pouco dependendo da fabricante de seu smartphone, mas é similar em todos os Androids: vá nas configurações e depois na parte de armazenamento. Entre na lista de apps, encontre o Facebook e limpe o cache.

3 – Tudo pronto? Agora abra o aplicativo e, em um post, dê “Curtir” e depois clique em comentar.

publicidade

4 – Na janela, comente #addplanereact (com o sinal # para formar a hashtag).

publicidade

5 – Calma, ainda não saia da tela de comentários. Antes de fechá-la, mantenha o botão “Curtir” do canto superior direito pressionado para abrir a seleção de reações. Note que um segundo “Grr” deverá aparecer ali – é ele o aviãozinho. Toque nele e faça o teste.

6 – Deu certo? Agora você poderá reagir com um aviãozinho em outros posts. Mas não é nada exatamente prático: para fazer isso, você terá que tocar em “Comentar” e repetir o passo 4.

Afinal, o que é esse aviãozinho?

Quando contatado pelo Olhar Digital, o Facebook confirmou se tratar de um erro na plataforma, o que significa que o avião deve ser eliminado da plataforma em breve. Não chega a ser surpresa, uma vez que a companhia havia afirmado que não lançaria novas reações na rede social, mesmo diante do sucesso da flor de gratidão.

“Esse foi um projeto criado em um hackathon e não tinha autorização para ‘decolar’. Pedimos desculpas”, afirmou um representante do Facebook ao Olhar Digital.