Autor de obras como “Lonely” e “Smack That”, o rapper Akon anunciou que vai entrar no mundo das criptomoedas com sua própria criação: a AKoin. Segundo reportagem do site Page Six, a moeda estará disponível daqui duas semanas, e deverá servir como base para um projeto ainda mais ambicioso encabeçado pelo músico – uma cidade futurista totalmente baseada em criptografia construída na África.

“Acredito que o blockchain e a criptografia podem salvar a África de diversas formas”, explicou o rapper em um painel realizado durante o evento, “porque ambas entregam o poder de volta às pessoas e também trazem segurança ao sistema monetário”. O músico, no entanto, não entrou em detalhes técnicos, se limitando a dizer que apenas “cria os conceitos”, deixando o planejamento na mão dos “geeks”, de acordo com o Mashable.

A ideia é que a AKoin seja usada na chamada Akon Crypto City. A cidade futurista – que já está em construção, segundo o site do projeto – deverá ocupar uma área de “2.000 acres de terra” (cerca de 8 quilômetros quadrados) próxima à Dakar, capital do Senegal. O plano é fazer dela uma “cidade inteligente”, com transações criptografadas.

O rapper não mencionou uma data para a construção ser finalizada, então é provável que a ideia ainda leve anos para sair do papel. Mas, por mais inusitado que seja, o músico (assim como Will.I.Am e outros artistas) já esteve envolvido em outros projetos tecnológicos. Akon também encabeça a Akon Lighting Africa, uma organização que já levou energia solar a 14 países no continente.