Os Estados Unidos têm uma preocupação constante com a segurança de suas redes móveis. Logo, não seria diferente com a proposta da Huawei em implementar a tecnologia 5G no país. O governo considera a empresa “uma ameaça a segurança nacional a ela e a seus aliados”, já que, a fabricante estaria praticando espionagem para o governo chinês, a partir do uso de sua infraestrutura de telefonia. Porém, segundo o chefe da agência de internet e telecomunicações da ONU, as preocupações de segurança dos EUA sobre o assunto parecem ser guiadas mais por política e comércio do que por evidências concretas.

“Essas preocupações com o equipamento da Huawei até agora não têm provas”, disse Houlin Zhao, secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações, em entrevista a repórteres em Genebra. “Eu encorajaria a empresa a ter oportunidades iguais de se candidatar a negócios (leilões para o fornecimento de equipamento de infraestrutura) e, durante o processo operacional, se algo errado for encontrado, aí a empresa poderá ser acusada. Mas se não tivermos nada para colocá-los na lista negra, acho que isso não é justo”, completou.

publicidade

Zhao ainda apontou que é de interesse das empresas que suas redes sejam seguras e confiáveis. Caso contrário, eles podem prejudicar sua imagem e gerar um boicote a seus serviços. A União Internacional de Telecomunicações realizará em outubro uma reunião para definição do espectro 5G e as preocupações com a Huawei, provavelmente, não influenciarão no processo.

VIA: Reuters