Nos próximos meses, a Samsung planeja lançar a Bixby em três novos idiomas: alemão, italiano e francês. A empresa também anunciou a localização do serviço para o espanhol falado na Espanha, e para o inglês falado no Reino Unido. Essas duas línguas já estavam disponíveis na assistente, porém, apenas nos EUA. Mas quanto tempo os brasileiros ainda terão que esperar para poder usar a Bixby em português?

Desde o lançamento do Galaxy S8, venho esperando o momento em que a Samsung irá anunciar opção de uso da Bixby em português. Afinal de contas, todos que possuem o aparelho no país têm um botão extra no smartphone dedicado para tanto.

publicidade

Mais do que isso: a fabricante faz propaganda do serviço no país, tanto para a linha S quanto para a linha Note. Além disso, a Bixby é um recurso que incide sobre o preço dos smartphones da Samsung. É claro que se pode usar o serviço em inglês, mas este não é um idioma de uso comum no Brasil.

Em resumo, acaba sendo um desrespeito ao consumidor não entregar um produto 100% localizado. E ontem, a Samsung anunciou que vai abrir a Bixby para o uso de terceiros. Logo, teremos ainda mais produtos chegando ao mercado com a assistente de voz da Samsung, mas sem falar o nosso idioma.

publicidade

Em contato com a Samsung Brasil, nos foi informado que a versão em português está em desenvolvimento, mas ainda não existe previsão para o seu lançamento. Confira abaixo o posicionamento da empresa:

Na Samsung, estamos incansavelmente focados em fornecer a mais alta qualidade de experiência para nossos clientes. A Bixby não é exceção. Nosso objetivo é fornecer uma interface inteligente com integridade, consciência contextual e tolerância cognitiva, que é tudo o que a Bixby representa. Trabalhamos muito para garantir que, quando lançarmos a Bixby em todos os mercados, a experiência estará na qualidade que nossos clientes merecem. Nós trabalhamos duro nos bastidores para garantir que quando lançarmos o Bixby em Português, a experiência estará na qualidade que nossos clientes merecem. A versão em português está em desenvolvimento.

publicidade

A Samsung é a fabricante de smartphones com maior participação de mercado no país e, ainda assim, os consumidores brasileiros estão em standby quando o assunto é a localização de determinados serviços. Por enquanto, a alternativa é utilizar o Google Assistente, que interage com os usuários no idioma local.