O departamento de veículos motorizados da Califórnia concedeu à Qualcomm permissão para testar carros autônomos em vias públicas do estado. A autorização, segundo a CNBC, foi emitida no dia 12 de dezembro, e deve representar um passo importante para a empresa no sentido de conquistar espaço nesse mercado no futuro.

Carros autônomos são um dos setores nos quais a fabricante dos chips Snapdragon está de olho: em comunicado enviado à CNBC, o vice-presidente de gerenciamento de produtos automotivos da Qualcomm, Nakul Duggal, disse que “Nós [a Qualcomm] certamente esperamos ser uma empresa-chave no espaço autônomo [de carros]”.

Segundo o Digital Trends, os chips aprovados já estão sendo testados em San Diego, à bordo de carros da Ford. No futuro, a empresa deve expandir esses testes para Michigan, também nos Estados Unidos, e para outros países, incluindo China, Itália, Alemanha e Japão. Ela não é a única empresa de tecnologia de olho nesse mercado: a Nvidia e a Samsung também estão realizando testes semelhantes voltados para carros autônomos.

Por enquanto, a empresa não tem planos de criar um carro. O mais provável é que os testes nos quais ela está envolvida sejam apenas para estudar os sistemas e componentes que precisam ser utilizados em sistemass autônomos de direção. Com isso, a empresa poderia criar sistemas de direção autônoma que poderiam ser vendidos para montadoras – um plano semelhante ao que a Baidu tem para esse mercado.