A Qualcomm anunciou hoje a próxima geração do seu modem desenvolvido especificamente para aplicações de IoT – ou Internet das Coisas. Eles serão acoplados em smartphones que serão lançados a partir de 2019. 

Com o nome de Qualcomm 9205 LTE, o modem traz as especificações necessárias para construir produtos e serviços de IoT habilitados para celulares em um único chipset, incluindo, processamento de aplicativos, geolocalização, segurança baseada em hardware, suporte para serviços em nuvem e ferramentas de desenvolvimento.

Comparado ao seu antecessor, a Qualcomm afirma que o 9205 LTE foi projetado para reduzir o consumo de energia em até 70% no modo ocioso, uma fator crítico para dispositivos de IoT alimentados por bateria que precisam operar por 10 anos ou mais. O modem também é 50% menor do que seu antecessor – o que pode ser útil para aplicações em IoT que exigem conectividade para atender áreas amplas.

Reprodução

publicidade

Modem da Qualcomm, o 9205 (à dir.), em comparação com a geração anterior

O novo modem também é compatível com aplicações  anteriores de LTE IoT da empresa. Isso permite que os fabricantes de módulos reutilizem os investimentos em software para desenvolver novas soluções em módulos.

“As inovações incluídas no modem LTE da Qualcomm 9205 suportarão muitos dos 6 bilhões de dispositivos IoT que devem usar conectividade de longa distância e pouco consumo de energia até 2026”, disse Vieri Vanghi, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Qualcomm Europe. “As tecnologias LTE IoT são a base de como a rede 5G ajudará a conectar a IoT em massa para ajudar desenvolvedores do mundo todo a criarem soluções para indústrias e o consumidor final”.