A Qualcomm anunciou, nesta segunda-feira, 5, que vai construir uma fábrica de desenvolvimento de chips voltados para smartphones e Internet das Coisas. O projeto será realizado em parceria com a companhia taiwanesa USI. A fábrica deve ser instalada no estado de São Paulo, na região de Campinas, e começa a funcionar em 2020. 

Segundo o comunicado da empresa, o produto principal da joint venture será uma linha de módulos system in package com chipsets Qualcomm, que incluirá em apenas um componente frequências de rádio e componentes digitais para smartphones e dispositivos de IoT. 

“Desenvolver os componentes no Brasil pode também permitir a redução do déficit de importação de circuitos integrados ao expandir e diversificar a produção brasileira de semicondutores”, afirma o comunicado. 

As duas empresas já tinham firmado um acordo no início do ano passado com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e a Investe São Paulo, representando o governo do estado de São Paulo.