Quando muitos deixaram de lado o e-mail do Yahoo para usar o Gmail, foi um acontecimento. Foi criada toda uma expectativa, pois era algo novo, de uma empresa crescendo no mercado, oferecendo um serviço cheio de recursos modernos. Aí, em 2014, muitos receberam um convite para usar o super VIP “Inbox by Gmail”, mas o frenesi na época foi limitado. Mesmo assim, muitos resolveram fazer um teste. E a partir daí, o Inbox gerou uma quantidade até razoável de fãs. Mas, agora, o Google quer privar seus engajado usuários do amado serviço de email.

Sim, é isso mesmo. O Google já avisou: em março de 2019, o Inbox by Gmail será descontinuado. Aliás, o início do próximo ano será marcado pelo encerramento de outros dois serviços que até tiveram sua dose moderada de popularidade: o Google+ e o Google URL Shortener. E a rede social da Big G era até um espaço decente para trocar ideias, sem a selvageria do Facebook.

Já o Google URL Shortener era uma maneira bem prática de encurtar aquelas URLs que ocupavam um espaço valioso no Twitter ou innvadiam as caixas de diálogo dos messengers como o Skype. E isso data de 2011. Ou seja, são alguns anos de apego a um serviço funcional que, do nada, será interrompido. E nem vamos falar sobre o fim do Hangouts.

Mas como diz a letra da música “Fátima”, da banda “Capital Inicial”: “acontece que tudo tem começo, se começa, um dia acaba” (ok, me desculpem por citar Capital Inicial)!

publicidade

É fato que o Google tem um papel bem grande na minha vida digital de muita gente, já que seus serviços já quebraram um galhão de meio mundo. Porém, a vida já é cheia de ensinamentos para a empresa querer nos mostrar a efemeridade das coisas. E aqui vai um aviso para os engenheiros do Google: parem de nos dar as coisas e depois tirá-las da gente, assim, de repente. Nós captamos o recado!

E não pense que somos os únicos a não aguentar mais ter o doce roubado das mãos pelo Google. Nesta semana, o site Android Police chamou a atenção para o mesmo tema e compartilhou duas páginas extremamente úteis para quem busca saber que fim teve uma série de serviços do empresa.

A primeira plataforma, chamada de “Google Cemetery”, oferece uma lista de 44 produtos da empresa que passaram desta para uma “melhor”, identificando o motivo pelo qual cada um foi descontinuado.

O segundo website é o “Killed By Google”. Sinceramente, os criadores desta página não devem estar muito felizes com a gigante das buscas, pois a lista de serviços encerrados que eles conseguiram levantar é surpreendente. O site de código aberto apresenta mais de 100 lápides, começando com o Google Deskbar (2003-2006), que nunca ouvi falar.

-> Google: história, curiosidades e tudo que você precisa saber sobre o buscador!

Agora estamos curiosos para saber: quais são os serviços ou produtos do Google que foram ou ainda serão descontinuados e que você sente ou sentirá falta? Deixe sua opinião aqui nos comentários.