Publicidade em telefones da Huawei foram causadas por um recurso chamado 'Change Covers'

Os usuários não leram as letras pequenas do termo de uso da interface dos aparelhos da marca

Na última quinta-feira (13/6), alguns usuários informaram que anuncios publicitários haviam aparecido na tela de bloqueio de seus smartphones Huawei. Desde então, muitos de seus clientes estão criticando fortemente a empresa pelas redes sociais. Na ocasião, os eles visualizaram em seus aparelhos o logo do Booking.com, famoso site de reservas de hoteis, voos e carros, além de uma promoção da companhia, com um link logo abaixo.  

Essa publicidade vem de um recurso incluído na EMUI (interface do usuário dos aparelhos da Huawei) chamado “Change Covers”, onde a empresa avisa que pode incluir conteúdo publicitário. Esta função está presente há algum tempo nos dispositivos da marca. Ou seja, ele é acionado sempre que o usuário bloqueia e desbloqueia o celular ou mude o papel de parede para um novo. Quando você inicia o terminal pela primeira vez, ele pede que você aceite um EULA (Contrato de Licença com o Usuário Final, em inglês).

Até agora, e pelo menos no que diz respeito à experiência do usuário, o acordo entre a Huawei e a Booking foi resumido em um aplicativo pré-instalado que poderia ser usado ou não. No entanto, alguns usuários confirmaram que não têm o app instalado e, ainda assim, veem os anúncios.  

O EULA afirma que “possivelmente o dispositivo inclui determinadas aplicações ou serviços de terceiros" que "podem exibir, incluir ou fornecer conteúdo, dados, informações, aplicações, materiais ou links para determinados sites terceiros ". É também afirmado que "a Huawei não será responsável por qualquer conteúdo, anúncio, produto, serviço ou material fornecido por terceiros".

Por fim a empresa chinesa entrou em contato com o XDA para informar que os papéis de parede foram removidos dos servidores e não estarão mais visíveis para os usuários. No entanto, aqueles que já foram baixados devem ser excluídos manualmente. Para fazer isso, quando um papel de parede com publicidade aparecer, deslize para cima e pressione o botão com o "X" para removê-lo.

 

Via: XatakaAndroid

Compras na internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar




RECOMENDADO PARA VOCÊ