A Qualcomm parece trabalhar em um novo Snapdradgon 850 exclusivo para notebooks com processador ARM e Windows 10. A informação vem do site Winfuture (via MSPoweruser), que teve acesso a dados de  benchmarks de um aparelho de teste da própria Qualcomm e também de um modelo da Lenovo.

De acordo com a publicação, o modelo é uma variação do Snapdragon 845 com frequência mais alta, de quase 3 GHz, e melhor dissipação de calor — o que tornaria ideal para um laptop. Além dos aparelhos da Lenovo e da Asus, chamados respectivamente de ELZE1 e Thanos, o site ainda menciona um terceiro, da HP, de codinome Chimera 2.

publicidade

A primeira geração de notebooks com processador ARM foi apresentada pela Qualcomm no ano passado. Os dispositivos foram chamados de Always On PCs e vinham com a promessa de bateria de longa duração e compatibilidade — mesmo que emulada — com programas pensados compilados em 32 bits, de computadores tradicionais.

Os modelos, no entanto, apresentavam algumas limitações, principalmente na hora de rodar os softwares de desktops. Como relatado por Paul Thurrot ainda em fevereiro deste ano, os computadores não executavam utilitários que modificavam a interface de usuário do Windows e também não eram compatíveis com drivers x86. Além, aplicativos x64 (64 bits) simplesmente não podiam ser instalados. O próprio Thurrot, no entanto, mencionou planos da Microsoft de resolver ao menos última parte em lançamentos futuros do sistema.