A Qualcomm tem trabalhado em segredo no seu próximo processador Snapdragon top de linha. No entanto, informações supostamente vazadas nesta quarta-feira, 10, revelam algumas das novidades que podem estar presentes no Snapdragon 855/8150. Além de aumento de performance, o chip deve ter uma unidade dedicada à rede neural.

O novo chip da Qualcomm, segundo rumores, deve manter os oito núcleos da versão atual, sendo quatro desses para tarefas leves e quatro para pesadas. Os quatro menores rodariam a uma frequência de 1,7 GHz e os quatro maiores a 2,6 GHz, o que é levemente abaixo do processador atual com 1,77 GHz e 2,8 GHz. No entanto, os ganhos podem estar em outros detalhes, caso esta não seja apenas uma unidade de teste.

publicidade

De acordo com a publicação do Android Central, a Qualcomm deve adotar um design Cortex A-76 ARM para os núcleos mais poderosos do processador. Isso se traduziria em ganho de 35% de performance e um aumento 40% na eficiência energética sobre o Cortex A-75 presente no Snapdragon 845. Já os núcleos de baixa energia manteriam o Cortex-A55 da geração atual.

Outra indicação dada pelo vazamento é que a Qualcomm adicionará uma unidade de processamento neural (NPU) ao seu próximo lançamento. Com isso, a tendência é que os próximos smartphones com Android venham com recursos adicionais de inteligência artificial, aproveitando o poder de fogo oferecido pela unidade dedicada.

publicidade

Por fim, o Snapdragon 855 deve ter um design de 7 nm, o que tende a aumentar a sua eficiência energética e poder. A própria Qualcomm já havia anunciado que uma próxima geração dos seus chips teria uma arquitetura de 7 nm. Além disso, a unidade deve ter suporte ao modem X50 para conexões 5G.

Por enquanto, ainda não há nenhuma confirmação oficial da Qualcomm sobre o nome do modelo e nem previsão de lançamento. No entanto, o próximo chip Snapdragon pode ser apresentado em dezembro, durante um evento da empresa no Havaí, Estados Unidos.