A próxima grande atualização do Windows 10 já tem um nome. Chamada de “May 2019” Update, a versão também ganhou, consequentemente, uma previsão de lançamento para… maio de 2019, mais especificamente para a parte final do mês que vem. Tradicionalmente, a Microsoft costumava lançar a atualização do primeiro semestre em abril.

O update será bastante discreto em termos de novos recursos. As novidades de maior destaque são o fato de que a Cortana será separada da ferramenta de buscas do sistema, além de uma nova ferramenta de sandbox, um tema claro para o Windows e suporte a Kaomoji, emoticons tipicamente orientais que usam caracteres especiais.

O que é interessante na atualização é uma mudança na forma como a Microsoft pensa as atualizações do sistema operacional, provavelmente fruto da infame Atualização de Outubro, que causou inúmeros transtornos e teve sua distribuição interrompida e retomada apenas em dezembro, fazendo com que seu nome original perdesse o sentido.

Com essa mudança, usuários poderão simplesmente virar as costas para a atualização de maio por tempo indeterminado, e ainda assim continuarão recebendo pacotes de segurança, pelo menos até a versão em que a pessoa estiver perder o suporte.

publicidade

Da mesma forma, a Microsoft implementou novidades para usuários das versões Home e Pro do Windows 10, que possibilitam “pausar” atualizações por um período de 35 dias, o que é um período longo o bastante para detectar incompatibilidades nas novas versões. Assim, o usuário pode driblar problemas que venham a surgir e que só sejam descobertos assim que houver o lançamento amplo da nova versão. Os usuários ainda receberão notificados sobre a disponibilidade dos updates, mas não serão forçados a atualizar.

Junto das novas medidas, a Microsoft também adotou uma nova política de testes com os Insiders, os usuários que tem acesso antecipado a novas versões do sistema para ajudar a empresa a testar as novidades e descobrir possíveis incompatibilidades. A empresa vai ampliar o período de testes com os membros do ciclo Release Preview, que são aqueles que têm acesso ao update em sua fase mais final. Com mais tempo de testes, a companhia espera detectar e corrigir os problemas com mais cuidado antes do lançamento para todo o público.