Falamos sobre a chegada do Modo Escuro ou “Dark Mode” ao Android há muito tempo. No ano passado, com o Android P, houveram algumas modificações, como tornar a barra de atalhos rápidos escura, e mesmo aplicativos nativos do sistema receberam versões escuras. Contudo, o Android Q, a próxima versão do sistema operacional do Google, é que vai trazer o recurso de forma completa aos smartphones.

A informação apareceu no rastreador de bugs do Android, em um comentário feito pelo desenvolvedor do Google, Lukasz Zbylut, no rastreador de erros do Chromium. De acordo com ele, o mesmo modo escuro que temos hoje na barra de atalhos rápidos do Android, será levada para o navegador do sistema, neste caso, o Chrome.

publicidade

De acordo com Zbylut, o Google está trabalhando para levar o Dark Mode para todos os aplicativos pré-carregados no sistema até maio de 2019. Em outras palavras, assim que a gigante das buscas liberar a versão do Android Q para desenvolvedor, teremos uma experiência completa com o Modo Escuro no Android.

No comentário de Zbylut, temos a seguinte informação: “o modo escuro é um recurso aprovado para o Q. A equipe Q quer garantir que todos os aplicativos pré-carregados ofereçam suporte para o modo escuro de forma nativa. Para fazer entregar o modo escuro com sucesso, precisamos que todos os elementos da interface do usuário sejam idealmente escuros até maio de 2019″.

publicidade

Esta configuração, aparentemente, seria encontrada em Configurações > Tela > Modo Escuro.

Essa notícia não é realmente uma surpresa, visto que em novembro os desenvolvedores do Google apresentaram um relatório sobre a diminuição no consumo de energia quando os aplicativos são utilizados em modo escuro em smartphones e tablets. Agora, pelo menos sabemos que até a metade deste ano, talvez, poderemos contar com essa opção de forma nativa e 100% funcional no Android.

publicidade

Você usa o modo escuro no seu celular? Em quais aplicativos?