A Nokia já foi considerada uma das empresas de telefonia móvel mais inovadoras, mas depois que sua divisão de smartphones foi adquirida pela Microsoft, a marca quase desapareceu por completo graças ao fracasso do Windows Phone. Antes dessa compra, a empresa realizou alguns testes com outros sistemas operacionais, como o Android. Um desses protótipos surgiu na internet e está disponível para venda no eBay.

Pelas fotos, o dispositivo, que atende pelo nome de Nokia Ion Mini, é pequeno e cabe facilmente na palma da mão. O vendedor não menciona o tamanho exato, mas faz uma comparação com o tamanho de um iPhone 5s.

publicidade

Reprodução

A resolução da tela é de apenas 480 x 800, e com essa configuração de tela presume-se que ele tem cerca de 7cm de largura. Segundo o vendedor, esse protótipo foi produzido entre 2013 e 2014, e roda a versão 4.3 do Android.

publicidade

Com base nas especificações divulgadas, o Nokia Ion Mini seria voltado para usuários que demandam pouco de seus aparelhos. Ele possui um processador Snapdragon 400 com clock de 1.2GHz e 1 GB de RAM. Seu armazenamento interno é de 8 GB. Mesmo com as configurações abaixo de alguns concorrentes da época, ele está dentro das especificações de aparelhos intermediários de 2013.

O interessante a se observar é que, mesmo sendo supostamente utilizável, o aparelho não possui a Play Store para o download de novos aplicativos, o que talvez se deva ao fato de que o dispositivo nunca foi certificado para venda. Mesmo assim, o vendedor garante que ele está desbloqueado e que pode ser utilizado com chips de qualquer operadora.

publicidade

ReproduçãoO vendedor ainda disse que toda a conectividade básica está funcionando, como Wi-Fi, 3G e chamadas. Com todos esses detalhes, aparentemente o aparelho estava pronto para ser lançado. Mesmo assim, a Nokia decidiu por engavetar o projeto.

O dispositivo pode ser arrematado por US$ 1.999 (aproximadamente R$7.740), o que é um valor bastante alto por um smartphone de 6 anos atrás. Mas, levando em conta que ele pode ser único no mundo, algum colecionador pode se interessar.

publicidade

Conheça também o eBay Brasil e aprenda como comprar na plataforma para ficar por dentro de oportunidades como essa!

Via: XDA Developers