Desde janeiro de 2018, a Claro oferece uma tecnologia avançada de 4G (LTE), que consegue ser 10 vezes mais rápida do que a original. No site da operadora e nas plataformas sociais, a Claro chama a tecnologia de 4.5G, dando ênfase visual ao 5G. Ao que um editor do The Verge chamou de atitude “incrivelmente desonesta” e “preguiçosa”.

Depois de ouvir a um podcast do canal sobre 5G, o qual trata sobre um recente processo aberto pela operadora Sprint, nos Estados Unidos, contra a operadora AT&T pelo anúncio indevido de uma suposta rede “5G evoluída”, um brasileiro enviou uma imagem da propaganda da Claro sobre o 4.5G, via Twitter, a um dos editores do site. Bastou isso para que as críticas começassem.

publicidade

De acordo com a matéria do The Verge, assim como a AT&T está tentando persuadir as pessoas a acreditar que a rede 4G avançada seria, na realidade, comparável ao 5G, a Claro está tentando usar a mesma estratégia. O que as diferencia, é que a AT&T chamou a sua tecnologia de rede de “5G Evolution”, enquanto a propaganda da Claro se apoia no apelo visual, colocando ênfase no “5G”.

No site da Claro, a empresa confirma que o 4.5G é o nome comercial usado para o LTE Advanced-Pro, a tecnologia avançada de redes móveis que possibilita mais velocidade em jogos online e streaming de mídia. Essa tecnologia foi atingida graças a uma série de funcionalidades técnicas na rede, como a agregação de frequências, e, até o momento, poucos aparelhos oferecem suporte ao LTE Advanced-Pro. Em janeiro de 2018, publicamos aqui no canal como a Claro tornou a rede 4G avançada possível.

publicidade

Apesar da crítica, o autor da notícia achou o nome comercial “4.5G” da Claro “menos pior” que o “5G E” da AT&T. Porém, afirma: “não sei qual é a pior: a AT&T, por mentir tão abertamente, ou a Claro, por fazer isso tão mal”.

Acredito que estamos falando do 4.5G no Brasil há tanto tempo, que já virou sinônimo da tecnologia de rede LTE Advanced-Pro. A TIM usa o mesmo nome comercial e praticamente a mesma estratégia de marketing da Claro. Já a Vivo, por outro lado, prefere chamar de “4+”, o que faz muito mais sentido.

publicidade

E aí, você concorda que a Claro e a TIM estejam tentando manipular as pessoas ao dar mais destaque ao “5” em 4.5G?

ATUALIZAÇÃO: em contato com o Olhar Digital, a Claro comentou o caso. O posicionamento da empresa está publicado na íntegra abaixo:

publicidade

“A Claro esclarece que seu logotipo 4.5G segue padrões internacionais. O tamanho da fonte já foi tema de discussão, no ano passado, no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), que reconheceu que a grafia do 4.5G da Claro está aderente às normas publicitárias e legais do Brasil.”