Um projeto de hardware de código aberto promete impedir que os assistentes inteligentes da Amazon e do Google escutem suas conversas particulares criando constantemente um ruído branco (como se fosse um chiado).

O gadget, chamado Alias, é um alto-falante que sempre escuta, mas só se conecta à Internet durante o processo de configuração inicial. Dessa forma, o Alias age como um “vigilante” enquanto você está usando o assistente, evitando que suas conversas sejam interceptadas de alguma forma, disse Bjørn Karmann, um dos desenvolvedores, ao The Verge.

publicidade

Quando o Alias ouvir a própria palavra de ativação, deixará de transmitir o ruído branco e despertará a Alexa ou o Google Assistente para que você possa usá-los normalmente.

O Alias ainda não é um projeto acabado

publicidade

O Alias é projetado para ser usado em cima de um Amazon Echo ou o Google Home, e formato se parece com uma massa de modelar. O dispositivo foi construído com a ajuda de uma impressora 3D, é composto de um microfone, um Raspberry Pi e dois alto-falantes.

Em vez de chamar os assistentes Alexa ou o Google Home, você pode personalizá-lo com um comando exclusivo, usando qualquer palavra. Quando escutar essa palavra, o Alias acordará silenciosamente o assistente inteligente falando a palavra “Alexa” ou “OK Google” no alto-falante interno.

publicidade

É possível manter a Alexa ou o Assistente do Google no modo mudo enquanto mantém uma conversa privada, mas o Alias foi criado para oferecer a você o benefício de desligar o “ouvido” dos assistentes inteligentes e, ao mesmo tempo, conseguir acessá-los quando quiser.

publicidade

Dito isso, o Alias não pode impedir que a Amazon e o Google armazenem as conversas que você realmente tem com seus assistentes, que são enviados para a nuvem. E como este é um projeto do Raspberry Pi, você não poderá comprar o produto e precisará de algum grau de habilidade para montar e instalar essa configuração. Os desenvolvedores notam no GitHub que o projeto é experimental e ainda está em desenvolvimento, logo, mesmo a parte de código ainda está em desenvolvimento.

Se os desenvolvedores conseguirem aprimorar e construir um produto final, será uma solução interessante para termos mais tranquilidade em nossas conversas na frente dos assistentes pessoais.