A coleta de dados pessoais foi um tema bastante polêmico entre as gigantes de tecnologia em 2018, mas a Microsoft trabalha em uma nova ferramenta de privacidade. Batizado de “Project Bali”, a iniciativa funcionaria como um banco com todas as informações coletadas sobre um usuário online. O indivíduo, então, poderia gerenciar os dados como quisessem.

De acordo com a publicação do ZDNet, o Project Bali está sendo desenvolvido pela divisão de pesquisas da Microsoft. A ferramenta, inclusive, já teria um site dedicado com informações sobre o projeto. No entanto, os testes ainda estariam sendo feitos de forma privada através de convites.

publicidade

Na descrição do projeto, a Microsoft afirma que o banco permitiria que os usuários guardassem os dados brutos e deduzidos sobre eles em um único lugar. No portal, o indivíduo poderia visualizar estas informações coletadas, gerenciar, controlar, compartilhar e até mesmo monetizá-las. Outra possibilidade seria excluir todas os dados relacionados a uma conta.

Ainda de acordo com o portal, o Project Bali é baseado no conceito da “Privacidade Inversa” publicado em um estudo de três ex-funcionários da Microsoft Research. Segundo eles, uma informação pessoal é inversamente privada se uma das partes tiver acesso a ela, mas não o seu criador/usuário.

publicidade

Por enquanto, o Project Bali ainda está em fase iniciais de desenvolvimento e não há previsão para o seu lançamento. Entretanto, em meio a diversos escândalos envolvendo outras gigantes, a iniciativa certamente promete causar burburinho. A Microsoft não quis se pronunciar oficialmente sobre o assunto.